Previsão do Tempo

terça-feira, 20 de julho de 2010

A 21 de Julho de 356 a.c. foi destruído o Templo de Ártemis


Heróstrato (em grego Ηρόστρατος) foi um incendiário grego, responsável pela destruição do templo de Ártemis, na atual Turquia, considerado uma das Sete Maravilhas da Antiguidade, por volta de 20 de julho de356 a.C..
templo, construído em mármore, era considerado um dos mais belos de cerca de trinta santuários construídos pelos gregos para honrar a sua deusa da caça, da vida selvagem e do nascimento. Tinha 130metros de comprimento, sendo mantido em pé por colunas de 18 metros de altura.
Segundo a história, seu único desejo era conseguir fama a qualquer preço. Disse Valério Máximo: "Descobriu-se que um homem havia planejado incendiar o templo de Ártemis em Éfeso, de maneira que pela destruição do mais belo dos monumentos, seu nome seria conhecido no mundo inteiro". Longe de tentar furtar-se à responsabilidade de seu ato enlouquecido, Heróstrato alegou com orgulho o seu feito, para imortalizar seu nome na história. Para que futuros aventureiros fossem desencorajados, as autoridades de Éfeso não apenas o executaram, mas também o condenaram a uma posteridade obscura, através daproibição da menção de seu nome pelas gerações futuras, sob pena de morte. Isto não impediu que Heróstrato conseguisse sua meta, no entanto, já que o historiador Teopompo registrou o evento e o seu perpetrador na história.

Sem comentários:

Enviar um comentário