Previsão do Tempo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A 23 de Julho de 1951, morreu Philioppe Pétain


Em 14 de agosto de 1945, os jurados se reúnem pela última vez, pronunciando a sentença, às quatro da manhã do dia seguinte: "O tribunal condena o marechal Philippe Pétain à morte, suspende seus direitos de cidadão e confisca seus bens".
Mas o fim do processo também foi inusitado: após anunciar a sentença, os jurados expressam o desejo de que ela não seja executada. Então, De Gaulle lança mão de seu direito de indulto e comuta a pena de morte em prisão perpétua.
Pétain ouve o pronunciamento da sentença, impassível. E cumpre a pena de prisão, até a sua morte, em julho de 1951, na ilha de Yeu.
Marechal Henri Philippe Benoni Omer Joseph Pétain morreu em Île d'Yeu, França, em 23 de julho de 1951.

Mais conhecido como Marechal Pétain, foi um militar francês e líder do governo fantoche de Vichy instalado na França pelos nazistas durante a Ocupação.

Pétain era considerado um herói pelos seus feitos na Primeira Guerra Mundial, mas foi julgado traidor por seus atos na Segunda Guerra Mundial. Ele foi sentenciado à pena de morte, pena convertida em prisão perpétua por Charles de Gaulle.

A França de Vichy (em francês chamada hoje de Régime de Vichy ou Vichy; na época autotitulava-se de État Français) foi o Estado francês dos anos 1940-1944, quel era um governo fantoche de influência nazista, opondo-se às Forças Livres Francesas, baseadas inicialmente em Londres e depois em Argel. Foi estabelecido após o país ter se rendido à Alemanha em 1940, na Segunda Guerra Mundial. Recebe o seu nome da capital do governo, a cidade de Vichy, a sudeste de Paris, próximo de Clermont-Ferrand.

Sem comentários:

Enviar um comentário