Previsão do Tempo

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A 24 de Julho de 1911, Hiram Bingham diz ter descoberto a cidade de Machu Pcchu



A celebre cidadela inca de Machu Picchu, no Peru, foi descoberta mais de 40 anos antes do explorador norte-americano Hiram Bingham a ter apresentado ao mundo em 1911, revelaram quarta-feira investigadores de dois institutos franceses.

"Foi a descoberta de um mapa alemão, datado do século XIX, nos arquivos da Biblioteca Nacional de Lima" por Paolo Greer, que colocou os investigadores na pista certa, explicou, à agência France Presse, Alain Gioda, um historiador do clima do Instituto de Investigações para o Desenvolvimento.
Segundo os especialistas, que descobriram um mapa datado de 1874, Machu Piccu foi dado nessa época a um angariador alemão, Augusto R. Berns, proprietário de uma serração em Aguas Calientes, a cidade situada nos pés de Machu Picchu.
Berns terá assim sido o verdadeiro descobridor de Machu Picchu, a famosa cidadela que os conquistadores espanhóis nunca encontraram.
Até agora a descoberta de Machu Picchu era atribuída a Hiram Bingham, apesar de, no Peru, os agricultores locais conhecerem desde sempre a sua existência mas não o seu valor arqueológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário