Previsão do Tempo

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A 24 de Julho de 1980, morreu Peter Sallers




Richard Henry "Peter" Sellers CBE (8 de setembro de 1925SouthseaHampshireInglaterra – 24 de julho de 1980Londres) foi um ator inglês.

Tornou-se famoso com a série de rádio da BBC The Goon Show, antes de se lançar em uma carreira cinematográfica de sucesso. Sellers foi o mais famoso intérprete do inspetor Jacques Clouseau, da série A Pantera Cor-de-Rosa.
Sellers criou personagens antológicos, como o sinistro Dr. Strangelove (Doutor Fantástico), o inspetor Clouseau e o jardineiro Chance do filme Being There("Muito Além do Jardim"). Na vida real, tinha uma relação estranha com a mãe dominadora e submeteu suas mulheres e filhos a torturas psicológicas. Em uma entrevista ele disse: "odeio tudo o que eu faço, não sei como vocês gostam".
Além dos filmes da série de A Pantera Cor-de-Rosa, também foram filmes importantes de sua carreira: The ladykillers (O quinteto da morte); Carlton Browne;The mouse that roared (O rato que ruge); I'm alright, Jack (Papai é nudista); The millionairess (Com milhões e sem carinho); LolitaDr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Dr. Fantástico); Cassino RoyaleThe party (Um convidado bem trapalhão) e Being there (Muito além do jardim).
Em 1964, aos 38 anos, Sellers sofreu uma série de ataques cardíacos (13 em alguns dias), que permanentemente danificaram o seu coração. A condição do coração de Sellers deteriorou-se quando ele adiou tratamento médico adequado, ao optar por "curandeiros psíquicos". Ele também teve um marcapasso implantado no final de 1970, o que lhe causou problemas consideráveis.
Um jantar-reunião foi agendado em Londres, com os seus parceiros Goon ShowSpike Milligan e Harry Secombe, para finais de Julho de 1980. Mas, em 22 de Julho, Sellers entrou em colapso a partir de um ataque cardíaco em seu quarto de hotel Dorchester e entrou em coma. Ele morreu em um hospital de Londres, pouco depois da meia-noite de 24 de Julho de 1980, aos 54 anos. Ele foi socorrido por sua quarta esposa, Lynne Frederick, e três filhos: Michael, Sarah e Vitória. No momento da sua morte, ele foi programado para uma cirurgia cardíaca em Los Angeles no mês.
Embora Sellers tenha entrado com um processo de exclusão de Frederick de seu testamento, uma semana antes de ele morrer de um ataque cardíaco em1980, ela herdou quase todas as suas propriedades, num valor estimado em 4,5 milhões de euros, enquanto seus filhos, receberam R$ 800 cada. Quando Frederick morreu de alcoolismo, em 1994, aos 39 anos de alcoolismo, sua mãe Iris havia herdado tudo, inclusive todos os rendimentos e royalties de trabalho dos vendedores. Quando Iris Frederick morre, a fazenda inteira vai para Cassie, a filha que Lynne teve com seu terceiro marido, Barry Unger. O filho de Sellers, Michael, morreu de um ataque cardíaco aos 52 anos, durante cirurgia, em 24 de Julho de 2006 (exatamente 26 anos após a morte de seu pai). Michael tinha sobrevivido por sua segunda esposa, Alison, com quem se casou em 1986, e seus dois filhos.
Em seu testamento, Sellers solicitou que a canção de Glenn Miller "In the Mood" fosse tocada em seu funeral. O pedido é considerado o seu último toque de humor, já que ele odiava a peça. Seu corpo foi cremado, e ele foi enterrado no Golders Green Crematorium, em Londres. Em 1994, as cinzas de sua viúva, Lynne, morta naquele mesmo ano, foram co-enterradas em sua tumba.

Sem comentários:

Enviar um comentário