Previsão do Tempo

domingo, 25 de julho de 2010

A 25 de Julho de 1415, sob o comando do Infante D. Henrique, a armada saiu do Restelo, fez escala em Lagos, de onde parte em direcção a Ceuta.

A expedição foi cuidadosamente planeada, envolta em grande segredo, tal como revela o cronista Gomes Eanes de Zurara,. O destino da armada era conhecido de poucas pessoas e até o condestável D. Nuno Álvares Pereira só foi informado tardiamente. Para que nada falhasse,  D. João I enviou uma embaixada à rainha da Sicília, que tinha por objectivo passar por Ceuta para estudar o terreno e recolher informações rigorosas sobre o porto da cidade e os seus meios de defesa.
       Entretanto, a frota ia sendo preparada, os Infantes recrutavam população de Norte a Sul do país, pois esta empresa exigia um grande exército para atacar e depois defender Ceuta. Todos os envolvidos se empenhavam para que se garantisse o abastecimento regular de víveres e armas.
       A 25 de Julho de 1415, sob o comando do Infante D. Henrique, a armada saiu do Restelo, fez escala em Lagos, de onde parte em direcção a Ceuta.
       Segundo a narração e descrição de zurara, a 21 de Agosto de 1415 os botes dos navios do Infante começaram a despejar gente na praia. O primeiro a desembarcar foi Rui Fernandes, com mais alguns cavaleiros. Investiram logo contra os mouros que tinham ocorrido à praia , mais reforços (Portugueses) vão chegando e em breve mais de 300 portugueses se viram empenhados nesse primeiro combate.

Sem comentários:

Enviar um comentário