Previsão do Tempo

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A 27 de Julho de 1996, deu-se o atentado de Atlanta, durante os Jogos Olímpicos


Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996, oficialmente Jogos da XXVI Olimpíada, foram realizados em Atlanta, nos Estados Unidos, entre 19 de julho e 4 de agosto de 1996. Marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo aberto pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Os então 197Comitês Olímpicos Nacionais filiados ao Comitê Olímpico Internacional enviaram suas delegações, num total de 10.318 atletas, sendo 3.512 deles mulheres, competindo em 26 esportes.
A comunidade olímpica internacional acreditava ser direito de Atenas, uma das candidatas e berço tanto dos Jogos da antiguidade quanto da Era Moderna, de sediar os Jogos no seu centenário; entretanto, os delegados do Comitê Olímpico Internacional, na 96ª Sessão da entidade em 1990 em Tóquio, elegeram Atlanta como sede da XXVI Olímpiada da Era Moderna com 51 votos, contra 35 de Atenas.
A escolha provocou protestos, acreditando-se que os executivos do Comitê Organizador de Atlanta haviam usado o poder financeiro da cidade – sede mundial da Coca-Cola, principal patrocinador do evento, e da CNN um dos principais canais de televisão do mundo. – para pressionar os membros da entidade a conceder-lhes a honra de sediar a Olimpíada secular, em detrimento da verdadeira cidade que representava o espírito olímpico, Atenas.
Acusações de suborno aos membros do COI foram inclusive veiculadas, sem provas. O Comitê Olímpico Internacional alegou que o motivo da escolha de Atlanta foi por acreditar que a Grécia não teria condições de organizar novamente os Jogos em um curto prazo, já que mesmo o país sendo membro da União Europeia, tinha uma infraestrutura deficiente para sediar o evento em curto prazo. Mesmo assim, ficou a impressão desta escolha ter sido baseada no poderfinanceiro e no potencial de comercialização desta edição, o que resultou numa inédita antipatia por uma cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Sete anos mais tarde, Atenas seria eleita para os Jogos Olímpicos de 2004.
Além disso, os Jogos de Atlanta, que se esperava serem perfeitos, pelos vultosos recursos investidos em sua organização, apresentaram vários percalços, como um inesperado problema nos transportes, com engarrafamentos monstruosos pela cidade no período dos Jogos dificultando a locomoção entre os locais de competição, calor intenso durante as competições e o mais grave deles, um atentado cometido com a explosão de uma bomba no Centennial Olympic Park, que resultou na morte de duas pessoas e ferimentos em outras 111.
Em seu discurso de encerramento, o então Presidente do COIJuan Antonio Samaranch, referiu-se aos Jogos recém-terminados com um "Bom trabalho, Atlanta" ao invés do costumeiro "Estes foram os melhores Jogos da história", usados até então.

Sem comentários:

Enviar um comentário