Previsão do Tempo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A 29 de Julho de 1907, foi fundado o Escutismo


Baden-Powell

O Escutismo foi obra de um homem chamado Robert Stephenson Smith Baden-Powell que nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857. Geralmente, os escuteiros chamam-lhe carinhosamente BP. Para compreender a história do Escutismo é necessário saber um pouco mais da vida deste homem.
BP ainda novo participava juntamente com os seus irmãos em excursões de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância.
Em 1869 entrou para a escola da Cartuxa onde esteve dois anos antes de se mudar para Godalming. A escola possuía uma mata que estava vedada aos alunos onde BP ia observar animais, apanhar por vezes um coelho, que assava numa fogueira sem fumo e onde desenvolvia as suas habilidades na construção de abrigos e no uso de um pequeno machado.
Não sendo um grande estudante destacava-se pela sua habilidade em desenho, canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora. Em 1876 entrou para o Exército e foi colocado na Índia. Distinguiu-se rapidamente e aos 26 anos já era Capitão. Depois fez campanhas em África tendo-se afirmado como um excelente explorador e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.
Em 1899 defendeu a cidade de Mafeking, na África do Sul durante 217 dias frente aos Boers que tinham uma força muito superior em número. Graças a este feito o seu nome ficou conhecido mundialmente e foi promovido a Major-General sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.
Para os Escuteiros o cerco de Mafeking tem uma grande importância. Os rapazes da cidade foram organizados num corpo de mensageiros e BP impressionou-se pela maneira como eles levavam a cabo as suas missões. Viu que se lhes fosse confiada qualquer responsabilidade, eles se sairiam bem em qualquer ocasião.
De regresso a Inglaterra verificou que um livro seu (Aids to Scouting) escrito a pensar no Exército, tinha sido muito procurado pelos jovens. Assim estudou um plano e, em 1907 fez um acampamento experimental na Ilha de Brownsea, com duas dezenas de rapazes de todas as classes - o primeiro acampamento Escutista.
Tendo sido uma experiência bem sucedida BP publicou o livro Escutismo Para Rapazesem 1908. Rapidamente por todo o lado começaram a surgir Patrulhas de Escuteiros e no final de 1908 já existiam cerca de 60 000 Escuteiros.
BP morreu no Quénia a 8 de Janeiro de 1941 após uma vida de inteira dedicação aos jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário