Previsão do Tempo

sábado, 31 de julho de 2010

A 31 de Julho de 2008, morreu Athos Bulcão


Brasília, 31 Julho de 2008 - O artista plástico brasileiro Athos Bulcão, cujas esculturas e azulejos decoram os principais edifícios de Brasília, morreu hoje, nesta cidade, aos 90 anos, vítima de ataque cardíaco, informaram fontes médicas.



Bulcão participou, juntamente com os arquitectos Lúcio Costa e Óscar Niemeyer, na construção de Brasília, a capital do Brasil inaugurada na década de 60 e considerada Património Cultural da Humanidade.As esculturas e murais de Athos decoram os interiores de alguns dos principais edifícios de Niemeyer, de quem era amigo, nomeadamente o Palácio de Itamaraty, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Os azulejos da Igreja de Nossa Senhora de Fátima (1966) e a parede em alto-relevo do exterior do Teatro Nacional de Brasília (1967) são também da sua autoria.
O pintor, escultor e ceramista encontrava-se, há dois anos, hospitalizado por complicações de saúde geradas pela doença de Parkinson. Na quarta-feira tinha sido operado para que lhe fosse ajustado o cateter que o alimentava.
A Fundação com o seu nome, criada em 1992 para divulgar a sua obra e promover a formação cultural de adolescentes, tem como parceiros a Embaixada de Portugal, a Secretaria de Estado portuguesa da Cultura - Gabinete das Relações Culturais Internacionais e o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, presidido pelo ex-primeiro-ministro português António Guterres.
Em 1994, integrou a exposição colectiva "Além da Taprobana - Arte dos Países de Língua Portuguesa", na sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário