Previsão do Tempo

sábado, 3 de julho de 2010

A 4 de Julho de 1865, foi publicado pela 1ª ves a obra: "Alice no País das Maravilhas"

Alice no País das Maravilhas

Alice’s Adventures in Wonderland (frequentemente abreviado para “Alice in Wonderland“), é a obra mais conhecida de Lewis Carroll é já considerada uma obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai na  toca de um  coelho e vai parar num lugar fantástico « O país das Maravilhas» povoado por estranhas criaturas.
Illustration d'origine (1865), par John Tenniel (28 février 1820 – 25 février 1914), du roman de Lewis Carroll, Alice au pays des merveilles.)
O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era Vitoriana e a personagens da época, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, Televisão e teatro.
A história de Alice começou em 1862, quando Charles Lutwidge Dodson fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs.  A Alice do mundo real pediu-lhe que  lhe escrevesse o conto.
Dodgson atendeu ao pedido de Alice em 1864, presenteou-a  com um manuscrito chamado Alice’s Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Debaixo de Terra. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro. A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865  foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra  tornou-se  um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.
Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos.
Essa obra foi pioneira de um novo conceito de história, o surrealismo, e tem uma enorme importância literária, sendo uma história aparentemente infantil, porém com uma mensagem subliminar que poucos conseguem compreender.

Sem comentários:

Enviar um comentário