Previsão do Tempo

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A 5 de Julho de 1967, iniciou-se a Guerra dos Seis Dias

 Assinala-se hoje, dia 5 de Junho, o início da Guerra dos Seis Dias de 1967, da qual resultou a ocupação por Israel de Jerusalém Oriental, a Margem Ocidental e a Faixa de Gaza. 
O povo palestino não pode continuar a ser refém na sua própria terra. Israel não pode continuar a afrontar abertamente o direito internacional e as inúmeras resoluções da Organização das Nações Unidas, que não só condenam a ocupação, como exigem o seu fim.
A Resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU reconhece ao Estado de Israel o direito a
«viver em paz no interior das suas fronteiras seguras e reconhecidas», mas não deixa dúvidas quanto à «inadmissibilidade da aquisição de terras pela guerra», e exige de Israel a «retirada das forças armadas israelitas dos territórios ocupados», bem como a resolução do problema dos refugiados. Quarenta e três anos depois, esta Resolução continua letra morta.

 Os incomensuráveis sofrimentos repetidamente infligidos ao povo Palestino - que configuram crimes contra a humanidade e merecem a nossa enérgica condenação - a par da disseminação de colonatos ilegais e da construção do Muro de separação - já condenado pelo Tribunal Internacional de Justiça - configuram uma deliberada política de inviabilização da construção de um Estado Palestiniano livre, soberano e viável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário