Previsão do Tempo

terça-feira, 6 de julho de 2010

A 7 de Julho de 1943, nasceu Toto Cutugno




De seu nome verdadeiro Salvatore Cutugno, a predisposição de Toto para a música surge desde pequeno quando, incentivado pelo pai, começa a aprender a tocar bateria.
Daí a entrar numa banda foi um passo.

Mas o sucesso começa através da sua faceta de compositor. E, começa em França, quando Joe Dassin resolve fazer uma versão da canção ?Africa? de Toto Cutugno: estava criado o mega sucesso ?L'' Eté Indien?. Estávamos em 1975.
Em 1976 com a gravação, também por Joe Dassin, de ?Et si tu n''existais pas? confirma o seu sucesso como compositor e todos querem gravar as suas canções. É assim que Toto se torna uma referência escrevendo para Mireille Mathieu, Johnny Halliday, Dalida, Michel Sardou, Gigliolla Cinquetti, Ornela Vanoni, Domenico Modugno, etc.

Ainda em 1976 participa pela primeira vez no Festival de San Remo, classificando a sua canção no 3º lugar. Volta a participar em várias ocasiões até 1989. Com o seu êxito ?L''Italiano? vence o Festival em 1983 e recebe, em 1986, o prémio da canção italiana mais vendida em todo o mundo!

Pelo meio foram ficando grandes canções, nem sempre interpretadas pelo autor, como por exemplo: Donna donna, mia donna Soli (a primeira canção que escreveu para Adriano Celentano) Voglio l''anima Solo noi (vencedora de San Remo em 1980) Innamorati.
Porque achámos que este Cantautor já merecia ter um disco com as suas melhores canções, todas interpretadas por si próprio concebemos e produzimos ?L''Italiano e Altri Sucessi?.

Sem comentários:

Enviar um comentário