Previsão do Tempo

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A 8 de Julho de 1940, deu-se o regresso a Portugal de Aristides de Sousa Mendes


Regresso a Portugal de Aristides de Sousa Mendes
Talvez, desconhecido, para muitos. Durante a Segunda Guerra Mundial, Cônsul de Portugal, em França. Recebeu, ordens de Lisboa para não emitir, vistos de entrada em Portugal, a Judeus. Contudo, continuou, emitindo vistos tendo salvo dos campos de Extermínio, da morte, uns vinte mil Judeus.
A sua desobediência, custou-lhe, ser expulso da Carreira Diplomática. Ao regressar a Portugal, novo castigo, proibido de exercer a sua profissão de Advogado. Ele, esposa, filhos, viveram, anos, na miséria, esquecidos, abandonados, ultrajados, por todos.
A Ingratidão, dos milhares de Judeus, que salvou, do Estado de Israel, de Portugal, dos Portugueses, em Geral. Israel deu-lhe, o nome a uma rua, apenas, e, só; fez, o mesmo com Schindler, e, esposa, que também salvaram milhares de Judeus (filme - A lista de Schindler). A esposa de Schindler faleceu, na Argentina, na miséria, sobrevivendo, com uma pensão do Governo da Argentina.
Este Portugal, que tanto fala de LIBERDADE, continua, a esquecer, um Herói, que, personificou, o, Altruísmo, Humanismo, o amor ao Próximo, vivendo em sua vida, os Ensinamentos de Jesus Cristo, em Plenitude.
A casa de Aristides, está em ruínas, que Portugal, e, Israel, tenham, a Gratidão de ajudar a reconstruir, num museu, da Liberdade, da Cidadania um exemplo, para todos nós, que vivemos na época do Egoísmo, da Ausência de Valores, de Carácter, de Coragem - Ética.
Medíocre, é um País, um povo, que nada, aprendeu com Aristides S. Mendes. Está na Glória de Deus, esquecido por a Pátria, a Igreja, os Familiares - Descendentes, dos milhares, salvos, por este Homem que pagou com suor - sangue - lágrimas, o seu Heroísmo - Amor por a Humanidade, no Apocalipse.

Sem comentários:

Enviar um comentário