Previsão do Tempo

terça-feira, 20 de julho de 2010

A Batalha das Pirâmides teve lugar a 21 de Julho de 1798


Batalha das Pirâmides teve lugar a 21 de Julho de 1798 entre o exército francês no Egipto comandado por Napoleão Bonaparte e as forças locaismamelucas, e foi a batalha onde Napoleão usou a formação em quadrados.
Em Julho de 1798, Napoleão ia na direcção do Cairo, depois de invadir e capturar Alexandria. Pelo caminho encontrou as forças dos mamelucos a 15 km das pirâmides, e a apenas 6 do Cairo. Os mamelucos eram comandados por Murad Bey e Ibrahim Bey e tinham uma poderosa cavalaria. Os mamelucos, apesar de serem superiores em número, estavam equipados com uma tecnologia antiga, possuíam espadas, arcos e flechas; ainda por cima, as suas forças ficaram divididas pelo Nilo, com Murad entrincheirado em Embabeh e Ibrahim em campo aberto.
Napoleão deu conta de que a única tropa egípcia de grande valor era a cavalaria. Ele possuía pouca cavalaria a seu mando e era superado em número pelos mamelucos. Viu-se pois forçado a ir na defensiva, e formou o seu exército em quadrados com artilharia, cavalaria e equipas no centro de cada uma, dispersando assim o ataque da cavalaria mameluca com fogo de artilharia de apoio. Então atacou o acampamento egípcio de Embebeh, provocando a fuga do exército egípcio.
Depois da batalha, a França obteve o Cairo e o Egipto. Depois de ouvir as noticias da derrota da sua lendária cavalaria, o exército mameluco do Cairo dispersa-se pela Síria para reorganizar-se. A batalha também provocou o fim de 700 anos do poder mameluco no Egipto. Apesar de este grande começo, a vitoria do almirante Horatio Nelson 10 dias depois da Batalha do Nilo acabou com as esperanças de Bonaparte de conquistar o Médio Oriente.
Antes da batalha, Napoleão exortou seus soldados com a célebre frase: "Soldados! Do alto destes monumentos, quarenta séculos de história nos contemplam!".

Sem comentários:

Enviar um comentário