Previsão do Tempo

domingo, 25 de julho de 2010

Beatriz de Toledo Segall. nasceu a 25 de Julho de 1926




Beatriz de Toledo Segall (Rio de Janeiro25 de Julho de 1926) é uma consagrada atriz brasileira de teatrocinema e televisão.
Era professora de francês e começou a estudar teatro no início dos anos 1950. Trabalhou com Henriette Morineau. Em Paris, prosseguiu os estudos e conheceu Maurício Segall, filho do pintor Lasar Segall, com quem se casou em 1954 e teve três filhos: o diretor de cinema Sérgio Toledo, Mário - arquiteto e professor - e Paulo. Nessa época, abandonou a carreira para retomá-la somente em 1964.
No início da década de 1970, seu marido foi preso, pois fazia parte da ALN - Aliança Libertadora Nacional, fazendo com que passasse por um período de dificuldades.
Fez longa carreira, sempre voltada ao teatro, embora tenha trabalhado no cinema, onde estreou em 1950, no filme A beleza do diabo.
Interpretou vilãs que marcaram a história da televisão brasileira, como Lourdes Mesquita, de Água Viva, em 1980, e Odete Roitman, de Vale Tudo, em 1988, naRede Globo, considerada por muitos como 'a maior vilã da televisão brasileira de todos os tempos'. O jargão "Quem matou Odete Roitman?" (referindo-se ao assassinato da personagem) é até hoje repetido em alusão aos mistérios das tramas em telenovelas.
Recebeu vários prêmios na carreira, dentre os quais, os prêmios Governador do Estado, Prêmio ShellMambembe.

Sem comentários:

Enviar um comentário