Previsão do Tempo

domingo, 11 de julho de 2010

Cláudia Gomes Alencar, conhecida como Cláudia Alencar, nasceu na capital de São Paulo em 12 de Julho de 1950




Cláudia Gomes Alencar, conhecida como Cláudia Alencar, nasceu na capital de São Paulo em 12 de julho de 1950.

Aos 14 anos foi vencedora de um concurso de contos, promovido pelo Correio da Manhã, do Rio de Janeiro.

Bacharel e licenciada em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP - Universidade de São Paulo, Cláudia Alencar passou logo a dar aulas de Arte Dramática, e a participar de produções mambembes. Lecionou durante quatro anos para o ensino fundamental médio e universitário. Concluiu créditos para o doutorado na USP, mas deixou inacabada a tese por falta de tempo, ao optar pelos palcos e telas brasileiras a partir de 1975, quando entrou para a vida artística.

Estreou na TV em 1976 na novela ‘Canção para Isabel’ (TV Tupi) . Na mesma emissora, seguiram-se: ‘Gaivotas’ e ‘Salário Mínimo’. A atriz também teve passagens pela Bandeirantes e SBT. Na Globo , onde viveu grande parte dos seus 30 anos de carreira, destacou-se em novelas como: ‘Roda de Fogo’(85), ‘Fera Ferida’ (93) e ‘Porto dos Milagres’ (2001).

Na TV Record, Cláudia Alencar na novela ‘Prova de Amor’ e, em 2007, no seriado ‘Alta Estação’.

No cinema, estreou em 1978 em ‘Uma Estranha História de Amor’. Com participação menos ativa do que nos outros meios, seu filme mais recente foi ‘ Xuxa e os Duendes’(2001).

Numa carreira bastante diversificada e dinâmica, Claudia contabiliza cerca de 25 novelas e minisséries, mais de 20 peças e 9 filmes. Além disso, encontra tempo para ser escritora e artista plástica. Em 1988 lançou seu primeiro livro de poesias, ‘Maga Néon’ com ilustrações de Guto Lacaz. Em 2000 publicou pela Editora Globo ‘Sutil Felicidade’, com 22 aquarelas de sua autoria.

Em 2008, Cláudia Alencar esteve na novela "Os Mutantes", da Rede Record. Em seguida, participou da novela "Promessas de Amor".

Sem comentários:

Enviar um comentário