Previsão do Tempo

sábado, 17 de julho de 2010

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada a 18 de Julho de 1956




Fundação Calouste Gulbenkian foi criada com a herança de Calouste Gulbenkian. Após a sua morte, em 1955, legou os seus bens ao país sob a forma de uma fundação. Esta apoia muitas actividades culturais e possui uma orquestrabibliotecas, um coro, salas de espectáculos e dois museus (arte antiga e contemporânea) com cerca de seis mil peças no seu acervo.

Calouste Gulbenkian foi um amante da arte, e homem de raro e sensível gosto, além de reunir uma extraordinária colecção de arte, principalmente europeia e asiática, de mais de seis milhares de peças.
Na arte europeia, reuniu obras que vão desde os mestres primitivos à pintura impressionista. Uma parte desta colecção esteve exposta por empréstimo, entre 1930 e 1950, na National Gallery em Londres, e à Galeria Nacional de Arte em Washington, DC. Figuram na colecção obras de CarpaccioRubensVan DyckRembrandtGainsboroughRomneyLawrenceFragonardCorotRenoirBoucherManetDegasMonet e muitos outros.
Além da pintura, reuniu um importante espólio de escultura do antigo Egiptocerâmicas orientais, manuscritos, encadernações e livrosantigos, artigos de vidro da Síria, mobiliário francês, tapeçarias, têxteis, peças de joalharia de René Laliquemoedas gregas, medalhasitalianas do Renascimento etc..
Foi desejo de Gulbenkian que a colecção que reuniu ao longo da vida ficasse exposta num mesmo local. Assim é, em Lisboa, desde Junho de1960. Em 1969 é inaugurado o espaço onde se encontra o edifício-sede da Fundação, que inclui o Museu onde se encontra esta colecção permanente, além de um Centro de Arte Moderna, salas de conferência, biblioteca, dois auditórios e jardins.

Sem comentários:

Enviar um comentário