Harrison Ford
Data de Nascimento: 13 de Julho de 1942
Nacionalidade: Norte-Americano
Altura:1,85 m
Harrison Ford é filho de pai irlandês e mãe russo-judaica. Não foi um aluno excepcional enquanto esteve em Park Ridge, Illinois. Desistiu da faculdade, o Ripon College, em Wisconsin e assinou contrato com a Columbia e depois com a Universal.
Apesar de serem grandes produtoras, os papéis reservados a harrison Ford eram sempre pequenos e, uma vez que tinha uma mulher e dois filhos, em 1970 dedicou-se à carpintaria.
Foi um dos seus clientes que intercedeu por si junto de George Lucas e participou em American Graffiti.
Han Solo e Indiana Jones foram os papéis que o catapultaram para afama, respectivamente em 1977 e 1981. Não se podem esquecer também as suas participações em Apocalypse Now, Blade Runner ou Patriot Games, que se tornaram fenómenos de culto.
A sua filmografia desde 1966 à presente data é vasta e acumulou já vários prémios, de entre os quais se destacam a nomeação para o óscar e para um BAFTA em 1985 com A Testemunha, o Prémio Cecil B. DeMille e três MTV Movie Awards.
Harrison Ford foi casado duas vezes, da primeira com Mary Marquardt de 1964 a 1979, tendo dois fihos desse casamento e mais dois do seu outro com Melissa Mathison, que durou de 1983 a 2004. Actualmente vive com Calista Flockhart, a protagonista de Ally McBeal.