Previsão do Tempo

terça-feira, 6 de julho de 2010

"Itália é uma bomba relógio prestes a explodir"



Berlusconi procura apoio para o seu plano de austeridade de 25 mil milhões de euros.
Berlusconi procura apoio para o seu plano de austeridade de 25 mil milhões de euros.




Economista

"Itália é uma bomba relógio prestes a explodir"

Pedro Latoeiro  
06/07/10 10:10
Roger Bootle, um dos economistas britânicos mais influentes, avisa que o próximo problema europeu pode chamar-se Itália.
"Fraco crescimento económico e uma montanha de dívida pública significa que as finanças públicas de Itália podem tornar-se numa bomba relógio prestes a explodir", lê-se numa nota da equipa da Capital Economics liderada por Roger Bootle, citada pela CNBC.

O economista frisa que depois da Grécia, Espanha e Portugal - que têm centrado em si os receios dos investidores -, Itália poderá tornar-se no próximo foco de tensão na crise de dívida soberana europeia, embora nesta fase esteja em melhor forma que os outros PIIGS.

A saída de Itália do euro também é uma possibilidade, avisa.

"Se a pressão dos mercados e um período prolongado de fraco crescimento levarem um ou mais Estados a entrar em incumprimento e a abandonar o euro, consideramos que o governo italiano poderá ser fortemente pressionado a fazer o mesmo", acrescenta.

O índice de referência na bolsa de Milão sobe hoje 2%, enquanto o risco de incumprimento do país, medido pelo preço dos ‘credit default swaps' sobre títulos da dívida a cinco anos, cai dois pontos base.

Sem comentários:

Enviar um comentário