Previsão do Tempo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Joshua Reynolds, nasceu a 16 de Julho de 1723


Joshua Reynolds - 1723 - 1792

Sir Joshua Reynolds iniciou sua carreira como retratista na Inglaterra, e isso não passava de uma habilidade provinciana que reproduzia traços fisionômicos. Mas, aquele aldeão estava detreminado a dar outras dimensões à pintura da inglesa.
 A perfeição em seus retratos chamou logo atenção, e quando menos esperava, seu ateliêr estava cheio de clientes importantes. Antes dos 30 anos já era famoso retratista. Logo fora fundada a Real Academia Inglêsa, e ele foi o primeiro presidente. Em seguida, o Rei Jorge III o fez cavalheiro, nomeando-o como pintor de câmara. O explendedor decorativo de suas telas, revalizavam com os melhores pintores do mundo. Os retratos cheios de energia e dignidade de um cavalheiro inglês, do século XVIII, evocam a formosura das mulheres inglesas. Foi um estudioso de mestres como Rembrandt,Tintoretto, de onde tirou milhares de motivos em suas telas. Pintou sua mais célebre obra " A Idade da Inocência", um encontro entre crianças.

Reynolds sintetizou um estilo, apesar de sua inspiração ser quase toda através de grandes mestres da pintura, as suas 3.500 telas mostra uma arte individualista, de consumado bom gosto, uma artista pictórico excepcional. A obra " A Idade da Inocência " pertence a Galeria Tate, em Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário