Previsão do Tempo

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lília Cabral, nasceu em São Paulo em 13 de Julho de 1957



Lília Cabral Bertolli, conhecida como Lília Cabral, nasceu em São Paulo em 13 de julho de 1957. Filha única do italiano Gino e da portuguesa Almedina, já falecidos, a atriz vive no Rio de Janeiro há mais de vinte anos.

A escolha pela profissão aconteceu na adolescência, ainda em São Paulo. A carreira de atriz de Lilia Cabral começou quando ela tinha 15 anos e encenou a peça “Feliz Ano Velho”. Formada em Belas Artes e também na Escola de Artes Dramáticas da USP, ela trabalhou durante três anos escondida do pai, pois tinha medo que ele não aceitasse a carreira da filha por ser muito conservador.

A ida para a televisão aconteceu por acaso e sua estréia foi em "Os Imigrantes", 1981, na TV Bandeirantes. Em 1984, enquanto encenava “Feliz Ano Velho” alguns diretores da TV Globo foram prestigiar a peça, gostaram do trabalho da atriz e a convidaram para a novela “Corpo a Corpo”.

Em mais de 20 anos de tevê, a atriz conta com mais de 20 novelas na bagagem. O público que se acostumou a ver Lília Cabral fazendo tipos engraçados, como a deslumbrada Margarida, de “Corpo a Corpo”, e a perua Verena, de “Meu Bem Querer” se assustou quando a atriz apareceu em “Laços de Família”, vivendo Ingrid, uma personagem sofrida. Outros personagens de sucesso surgiram em “Tieta”, “Chocolate com Pimenta”, “Pedra sobre Pedra” e “Começar de Novo”. Mas, sem dúvida, um de seus maiores destaques foi na novela “Páginas da Vida” (2006) onde interpretou a vilã Marta.

Estreou no cinema em “Dias Melhores Virão” (1989). Seguiram-se participações nos filmes "Stelinha” (1990), “Como ser Solteiro” (1998) e “A Partilha” (2001).

No teatro, um grande dos grandes espetáculos em que Lília atuou foi o “Divã”. A atriz adaptou com Marcelo Saback o romance homônimo de Martha Medeiros. O espetáculo estreou em 2003 e em três anos em cartaz foi visto por mais de 120 mil espectadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Lisboa. A montagem conquistou três indicações ao Prêmio Shell Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2005: melhores atriz (Lilia Cabral), ator (Marcelo Valle) e diretor (Piccolo).

Em 2007, Lília Cabral participou do seriado “A Diarista” e se dedicou a outro papel o de produtora. Ela entregou o projeto de “Luiza”, um seriado que conta a história de uma mulher moderna.

Lília Cabral, em 2008, integrou o elenco da novela “A Favorita”, da Rede Globo.

Em 2009, Lília está nas telas do cinema, protagonizando o filme "Divã". No mesmo ano, participa da novela "Viver a Vida" .

Sem comentários:

Enviar um comentário