Previsão do Tempo

domingo, 11 de julho de 2010

Os Moais da Ilha de Pascoa


Moai é um termo utilizado pelos estudiosos para designar as gigantescas estátuas de pedra, encontrados pelas encostas da Ilha de Páscoa, no Chile. Construídas por volta de 1300 d.C. pelo povo Rapanui, os moais atingem até 12 metros de altura e algumas pesam até 20 toneladas. A função dos moais ainda é um mistério.
As mais de 887 estátuas da Ilha de Páscoa contêm em si uma pergunta imediata: como um lugar tão pequeno e isolado poderia originar uma cultura capaz de obras tão espectaculares? Desvendar os mistérios desta ilha não é uma tarefa fácil. Há inúmeras décadas pesquisadores e arqueólogos têm se dedicado às questões que Páscoa suscita: quem construiu os moais? Como foram eles transportados até os ahus?
A Ilha de Páscoa é o lugar habitado mais isolado do mundo: são 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico, 1.600 km a leste da ilha de Pitcairn e 3.700 km a oeste do Chile. O holandês Jacob Roggenveen foi o primeiro ocidental a visitar o lugar, em 1722. Encontrou polinésios e nativos de “pele clara e cabelos vermelhos”, que moravam em cabanas feitas de colmo e subsistiam da escassa vegetação. Em 1956, uma outra expedição, comandada pelo norueguês Thor Heyerdahl, descobriu milhares de ferramentas usadas na execução das estátuas. Mas as dúvidas sobre sua autoria permaneciam. Embora se mencionem incas e até alienígenas como seus autores, a tendência é atribuí-las aos polinésios, que teriam chegado à ilha no século VII.


Os mistérios continuam...

Sem comentários:

Enviar um comentário