Previsão do Tempo

domingo, 25 de julho de 2010

Principais acontecimentos registados a 26 de Julho na História do Mundo

Principais acontecimentos registados a 26 de Julho na História do Mundo:

1582 - Em Portugal, D. António Prior do Crato, resistente ao domínio espanhol, é derrotado por forças de Filipe II, de Espanha, 
ao largo de vila França do campo, Açores.
1821 - As relações entre a Turquia e a Rússia deterioraram-se com a recusa, por parte dos turcos, de protecção dos súbditos cristãos.
1919 - O governo britânico da Índia e o Afeganistão iniciam conversações em Rawalpindi.
1939 - Os EUA rejeitam o acordo comercial assinado em 1911 com o Japão.
1942 - A real força aérea britânica desencadeia violentos bombardeamentos sobre Hamburgo, na Alemanha, no decurso da II Guerra Mundial.
1943 - Benito Mussolini cai do poder em Itália e o rei Victor Emmanuel encarrega o marechal Bodoglio de formar o Governo.
1944 - Bombas alemãs “v-2” caem pela primeira vez, em Inglaterra, no decurso da II Guerra Mundial.
1945 - A Grã-bretanha, os EUA e a China exigem a rendição incondicional do Japão, como condição para o estabelecimento da paz.
1953 - Fidel Castro inicia a revolução cubana, atacando o quartel da Moncada em Santiago.
1956 - O presidente do Egipto, Gamal Abdel Nasser, nacionaliza o canal do Suez, o que provoca a ameaça de retaliações financeiras por parte da Grã-bretanha, EUA e a França.
1971 - Num desastre de helicóptero, ocorrido na Guiné, morrem os deputados à Assembleia Nacional Portuguesa Pinto Leite, Leonardo Coimbra, James Pinto Bull e José Antunes Vicente.
             - A nave espacial norte-americana “Apolo-15” lançada de Cabo Kennedy em direcção à Lua.
1973 - Os EUA vetam, pela quinta vez, a resolução da ONU que prevê a retirada de Israel dos territórios árabes ocupados na guerra de 1967.
1974 - Representantes turcos e britânicos avistam-se, em Genebra (Suíça), para tentar conseguir a paz na ilha de Chipre, na sequência da invasão turca.
1986 - Morre o realizador cinematográfico norte-americano Vicent Minelli, 83 anos de idade.
        - Morre o banqueiro e político Averell Harriman, de 94 anos de , que serviu de conselheiro de presidentes norte-americanos desde Franklin Roosevelt a James Carter.
1993 - Levantamento levantada em Cuba à interdição do uso de dólares norte-americanos.
2006 - Tchade e Sudão assinaram um acordo de paz, encerrando um período conturbado de ataques de rebeldes mútuosa e mortíferos confrontos. Ainda assim, a estabilidade não chegou aos dois países africanos.
          Este é o ducentésimo sétimo dia do ano. Faltam 158 dias para acabar 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário