Previsão do Tempo

sábado, 3 de julho de 2010

Principais acontecimentos registados a 4 de Julho

Principais acontecimentos registados a 4 de Julho
1336 - Morre, em Estremoz, a rainha portuguesa Santa Isabel.
1528 - Ocorre o primeiro grande surto de peste na Inglaterra.
1700 - A Rússia e a Turquia assinam um acordo de paz.
1776 - O Congresso norte-americano emite a declaração da independência dos EUA.
1779 - Forças francesas tomam Granada, nas Índias Ocidentais.
1910 - A Rússia e o Japão assinam um acordo sobre as questões da Manchúria e da Coreia.
1935 - A Áustria, encorajada pelo dirigente fascista italiano Benito Mussolini, abole as Leis anti-Habsburgo e restaura, parcialmente, a prioridade imperial.
1937 - Regista-se, em Lisboa, um atentado bombista contra o presidente português do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar.
1940 - Completa-se a retirada de Dunquerque, em França, com a evacuação de 300.000 soldados aliados (Operação Dynamo), durante a II guerra mundial.
1944 - Roma é libertada pelas forças aliadas, durante a II Guerra Mundial.

          - O grupo anti-submarino 22.3 dos Estados Unidos da América capturam o submarino alemão U-505, marcando a primeira vez que um navio da Marinha dos EUA tinha capturado uma embarcação inimiga no alto mar desde o século 19, no decorrer da II Guerra Mundial.
1946 - Constitue-se a república das Filipinas, após 47 anos de administração norte-americana.
1959 - A Jamaica é dotada de um governo autónomo, no ámbito da Federação das Índias Ocidentais.
1962 - A França e a República Federal da Alemanha concluem um acordo para tentar organizar uma cimeira de dirigentes Europeus, a fim de se reatarem as negociações tendentes a formação de uma Confederação Política Europeia.
1972 - As Coreias do Norte e do Sul renunciam ao emprego da força, concordando em reunificar, pacificamente, a Coreia sem intervenção externa.
1976 - Um comando israelita desloca-se cerca de quatro mil quilométros até ao aeroporto de Entebe, no Uganda, para libertar 130 reféns detidos num avião. Na operação morreram quatro israelitas, sete piratas aéreos e 20 soldados ugandesas.
1977 - O presidente do Uganda, Idi Amin, revela que desmantelou uma conspiração internacional que visava o seu assassínio e de outros dirigentes africanos.
1983 - Uma seca que afecta quase cinco dos 12 milhões de habitantes de Moçambique, forçando as populações a viverem de frutos selvagens, obriga ao governo de Maputo a renovar apelos de ajuda internacional.
1985 - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, envia ao seu homológo norte-americano, Ronald Reagan, uma carta, manifestando o desejo de melhor relações entre os dois países.
1986 - Médicos australianos revelam terem nascido, pela primeira vez no mundo, gémeos concebido a partir de óvulos congelados.
1989 - Governo chinês reprime duramente estudantes na praça, provocando um massacre, na praça Tianamen.
1991 - O MPLA regista-se no Tribunal Supremo, nas vestes de Tribunal Constitucional de Angola.

          - Eduard Schevardnadze demite-se do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), dois dias após ter fundado o Partido Pró-Democracia.
1992 - O Parlamento de Luxemburgo ratifica o tratado de Maastricht.
1993 - Morre a actriz cinematográfica norte-americana Anne Shirley aos 75 anos de idade.
1995 - John Major, primeiro-ministro britânico, vence as Eleições para a liderança do Partido Conservador.
1996 - Termina, no Porto, a II cimeira Portugal-Marrocos, destacando-se, de entre as principais conclusões, a promoção de acções conjuntas contra o tráfico de droga.

1997 - A nave não tripulada "Mars Pathfinder" pousa em Marte e mostra as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho, após uma viagem espacial de 500 milhões de quilômetros.

2005 - Os Estados Unidos da América lançam a sonda Deep Impact, construída para lançar um projétil contra o cometa 9P/empel 1 para estudos.

2007 - Morre Henrique Viana, actor português.
    Este é o centésimo quinguagésimo quinto dia do ano. Faltam 180 dias para acabar 2009.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário