Previsão do Tempo

sábado, 3 de julho de 2010

Vitória Mérida Vermelhas, nasceu a 4 de Julho de 1959


Vitória Mérida Vermelhas (Madri4 de julho de 1959), conhecida artisticamente como Vitória Abril, é uma actriz e cantora espanhola.
Nasce em 1959 e cresce entre Málaga e a capital. Desde pequena interessa-se por dança-a e estuda ballet clássico. Com quinze anos encaminha seus passos para o cinema, debutando como actriz no filme Obsesión, de Francisco Lara Polop.
Em 1975 aparece brevemente em Robin e Marian, protagonizada por Sejam Connery e Audrey Hepburn. Seguem-lhe A ponte, de Juan Antonio Bardem e O homem que soube amar, de Miguel Picazo.
No entanto, conhece a popularidade ao converter-se em secretária do concurso Um, dois, três... responda outra vez, desenhado por Narciso Ibáñez Serrador para Televisão Espanhola]].
Em 1977 interpreta o papel principal de Mudança de sexo (filme)|Mudança de sexo]], recusado previamente por Ángela Molina. Inicia assim uma fructífera colaboração com Vicente Aranda, para quem protagonizará algumas de seus filmes mais relevantes, entre elas A rapariga das bragas de ouro (1980), Tempo de silêncio (1986), O Lute: caminha ou revienta (1987), Amantes (1991) e Libertarias(1996). Em algumas partilhas coincide com Imanol AriasJorge Sanz ou Antonio Bandeiras.
Ademais, trabalha com asiduidad na Itália]] e especialmente na França]], sendo candidata ao Prêmio César em duas ocasiões e estabelecendo ali sua residência. Cimenta assim uma das carreiras interpretativas mais brilhantes do cinema espanhol, na que têm cabida directores como Mario Camus (A colmena), Jaime Chávarri (As bicicletas são para o verão), Manuel Gutiérrez Aragón (A noite mais formosa), Pedro Almodóvar (Me ata!Saltos longínquosKika) ou Carlos Saura (No sétimo dia).
Com O Lute consegue sua primeira Concha de Prata à melhor actriz no Festival de San Sebastián e por seu trabalho em Amantesrecebe o equivalente Urso de Prata no Festival de Berlim. Candidata em nove ocasiões (seis consecutivas) ao Prêmio Goya, só se impõe em 1995 por Ninguém falará de nós quando tenhamos morrido, de Agustín Díaz Yanes, com quem volta a colaborar em Sem notícias de Deus (2001) e Só quero caminhar (2008).
Sua incursão em Hollywood, com o filme Jimmy Hollywood de Barry Levinson, não resulta demasiado productiva. Recusa então o papel protagonista de A paixão turca, que depois recae em Ana Belém.
Em televisão aparece em séries como A barraca (1979) ou Os pazos de Ulloa (1985), bem como às ordens de Vicente Aranda em um capítulo de A impressão do crime (O crime do Capitão Sánchez, 1985) e em Os ginetes da alva (1991).
Desde 2005 prova sorte na música com a publicação de um disco de clássicos da bossa nova (Putcheros do Brasil) e realizando giras de concertos com canções em português]], francês e castelhano.
Vitória Abril tem dois filhos de sua união com o cineasta francês Gérard de Battista.

Sem comentários:

Enviar um comentário