Previsão do Tempo

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A 1 de Setembro de 1969, Muammar al-Khadafi toma conta do poder na Líbia

A 1 de Setembro de 1969, Muammar al-Khadafi toma conta do poder na Líbia

Muammar Abu Minyar al-Khadafi , em árabe معمر القذافي, (Surt, 7 de Junho de 1942) é o chefe de Estado da Líbia desde 1969.

Na qualidade de presidente do conselho da revolução, nacionalizou a indústria do petróleo e converteu-se no primeiro representante do pan-islamismo. Nas décadas de 1970 e 1980 apoiou diversos grupos islâmicos de libertação nacional no Terceiro Mundo.

O futuro militar e estadista líbio teria nascido entre 1941 e 1942, numa tenda no deserto, próximo à cidade líbia de Surt. Na juventude, integrou a Academia Militar de Benghazi, segunda principal cidade do país, e também integrou a Real Academia Militar (The Royal Military Academy) em Sandhurst, na Inglaterra.

Em 1969, aos 27 anos de idade, Muammar al-Gadhafi era membro das tropas revolucionárias que tomaram o governo do país no dia 1 de Setembro do mesmo ano, tendo como líder Al Magrabbi.

Logo após a tomada do poder, Al Magrabbi sai de cena e Qadhafi toma posse do país, como líder da revolução líbia com o título de Coronel, substituindo o deposto rei-em-exercício, Príncipe Ridah e o Rei  Ídris I, tio de Ridah.
 Declarou ilegais as bebidas alcoólicas e os jogos de azar, exigiu e obteve a retirada americana e inglesa de bases militares, expulsou as comunidades judaicas e aumentou decididamente a participação das mulheres na sociedade.

Em 1998 o chefe de estado líbio sofreu uma tentativa de golpe de estado, havendo recebido um tiro e tendo de ter sido operado às pressas. O golpe de estado fracassou e o regime foi mantido.

Em 1992 e 1993, a Organização das Nações Unidas impôs sérias sanções à Líbia acusando seu líder de financiar o terrorismo pelo mundo. Sendo essas sanções suspensas em 1999 pela mesma.

Na década de 2000, al-Gaddafi pagou integralmente indemnizações às famílias dos mortos pelo atentado de Lockerbie. Na mesma década, o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, diz ter desmantelado o arsenal nuclear líbio.

Em Maio de 2006, a Líbia saiu da lista negra (de embargos económicos) dos Estados Unidos, pela iniciativa do presidente Muammar al-Gaddafi em 2003 de desistir de programas de armas de destruição em massa e colaborar com o combate ao terrorismo, eixo da política externa americana.

Muammar al-Qaddafi é um dos líderes mundiais que está há mais tempo no poder, instalou em seu país, em 1969, a Jamahiriya Líbia ou, socialismo árabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário