Previsão do Tempo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A 17 de Agosto de 1903 Pulitzer cria o "Prémio Pulitzer"


Prémio Pulitzer é um prémio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismoliteratura e música. É administrado pela Universidade de Colúmbia em Nova Iorque. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à Universidade de Colúmbia. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.
O primeiro Prémio Pulitzer foi dado em 4 de Junho de 1917, e é anunciado sempre em abril. Os indicados são escolhidos por uma banca independente.
Os prêmios são anuais e divididos em 21 categorias. Em vinte delas, os vencedores recebem um prémio de dez mil dólares em dinheiro e um certificado. O vencedor na categoria Serviço Publico de Jornalismo ganha uma medalha de ouro; o prémio de Serviço Público é sempre dado a um jornal, não a um indivíduo, mesmo que um indivíduo seja citado.
Apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos são eligíveis pelo prémio de jornalismo.
Em 1903, Pulitzer havia entregue à Universidade de Colúmbia, a quantia de um milhão de dólares destinada à criação de uma Escola de Jornalismo, cuja primeira pedra foi lançada em 1912, nove meses após a sua morte. Os prémios Pulitzer têm então sido entregues desde 1917, e têm como objectivo distinguir anualmente personalidades de diferentes áreas do jornalismo e da literatura que se destacaram ao longo do ano pelo seu trabalho. O objectivo do prémio é pois “encorajar e distinguir a excelência.”

Sem comentários:

Enviar um comentário