Previsão do Tempo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A 19 de Agosto de 1965, nasceu Maria de Medeiros




Nome: Maria de MedeirosData de Nascimento: 19 de Agosto de 1965
Local de Nascimento: Lisboa, Portugal

Alguns fatos de sua vida:
Maria de Medeiros, filha mais velha do primeiro casamento do Maestro, é uma actriz de cinema reconhecida internacionalmente. Apesar de uma cuidada educação musical (aprendeu piano, flauta e violoncelo), Maria de Medeiros parecia mais interessada na pintura. Mas nada fazia suspeitar que, ao ir estudar Filosofia em Paris, se inscrevesse, sem informar à família, numa escola de teatro. Só depois de ter tido a certeza de que tinha sido aceite, deu a notícia ao pai, comunicando a sua decisão.

O primeiro filme em que Maria participou, com 15 anos, foi Silvestre, de João César Monteiro. Em Paris, com Brigitte Jacques, inicia definitivamente a sua carreira de actriz, primeiro no teatro, seguindo depois para uma carreira cinematográfica internacional.

Ela já foi a frágil e insegura mulher de Bruce Willis em Pulp Fiction (94/EUA), de Quentin Tarantino; a emotiva e transgressora escritora Anaïs Nin em Henry & June (90/EUA), de Phillip Kaufman; a doida e alienada amante de um empresário da construção civil em Ovos de ouro (93/Espanha), de Bigas Luna; e até uma comunicóloga lésbica que resolve ter um filho em Adão e Eva (95/Portugal), de Joaquim Leitão. Portuguesa de nascimento, que a cada dia gosta mais de ser considerada uma cidadã do mundo.

Da infância passada em Viena acompanhando o pai, o maestro Vitorino D'Almeida, conhecidíssimo em Portugal, e do tempo em que estudou em Paris, onde mora hoje, ela herdou um sentimento multicultural que a afasta de qualquer bairrismo e lhe dá fluência em várias línguas. "Fui educada com muito pouco sentido patriótico, entre pessoas de várias nacionalidades. Adoro ser portuguesa, mas podia ser cubana ou qualquer outra coisa. Quanto mais o tempo avança menos nacionalista sou e mais estrangeira me acho. Essa tem sido a melhor forma de apreciar a cultura de Portugal e não porque nasci naquele país", afirma.

Sem comentários:

Enviar um comentário