Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A 31 de Agosto de 1846 foi descoberto o planeta Neptuno



A 31 de Agosto foi descoberto o planeta Neptuno


Neptuno foi o primeiro planeta a ser descoberto com o auxílio de cálculos matemáticos, depois confirmados com a observação telescópica. Como Urano mostrava algumas irregularidades na sua órbita, os matemáticos LeVerrier e Adams, tabalhando independentemente, propuseram que haveria um outro planeta cuja influência gravítica afectava a órbita de Urano e calcularam a sua posição. Esta previsão foi recebida com algum cepticismo, mas em 1846 foi descoberto este planeta, por Galle, muito próximo da posição calculada.

Com cerca de 60 vezes o volume da Terra, Neptuno é o menor dos planetas gigantes. A sua atmosfera de hidrogénio, hélio e metano extende-se até grande profundidade, fundindo-se gradualmente com um núcleo líquido que terá aproximadamente o tamanho da Terra. O metano é o responsável pela cor azulada do planeta, mais evidente do que em Urano.

O eixo de rotação deste planeta encontra-se inclinado 30 graus em relação ao plano da órbita, o que origina quatro estações com a duração de 40 anos. Á semelhança da Terra, em que no pólo do hemisfério em que é verão o "dia" dura seis meses, nas regiões polares de Neptuno este "dia" dura 40 anos!


Em 1989, quando Neptuno foi visitado pela sonda Voyager 2, foi descoberta uma grande mancha oval no hemisfério sul do planeta. esta "Grande Mancha Escura", como foi então denominada, é um gigantesco ciclone que poderia conter a Terra, girando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e que se move para oeste a 1200 km por hora. Ao contrário da Grande Mancha Vermelha, visível em Júpiter desde que o planeta foi observado telescopicamente pela primeira vez há mais de 400 anos, esta parece ser de curta duração pois as imagens recentes obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble não mostram sinais da sua presença. No entanto surgiu uma mancha semelhante no hemisfério norte de Neptuno.

Sem comentários:

Enviar um comentário