Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A 31 de Agosto de 1999, deu-se a queda do avião do vôo LAPA 3142


Queda de avião em Buenos Aires mata 80



BUENOS AIRES (CNN) -- Pelo menos 80 pessoas morreram, uma delas em terra, quando um avião da companhia argentina LAPA caiu na noite de terça-feira e explodiu ao tentar decolar de Buenos Aires com destino à cidade de Córdoba, 650 quilômetros a noroeste da capital.
De acordo com autoridades, o avião transportava 103 pessoas -- 98 passageiros e cinco tripulantes. Entre os sobreviventes está o piloto, que foi levado para o hospital junto com 24 outros ocupantes do avião e com dez pessoas que foram atingidas em terra. Muitos sofreram queimaduras graves
O avião, um Boeing 737 da empresa Líneas Aéreas Privadas Argentinas (LAPA), iniciava vôo com destino a Córdoba quando caiu no final da pista, indo parar sobre um campo de golfe.
Uma testemunha disse que o avião atropelou vários carros que estavam na avenida costeira, junto ao Rio da Prata, enquanto se precipitava entre o complexo comercial Punta Carrasco e o campo da Associação Argentina de Golfe, às margens do rio.
Um sobrevivente da tragédia disse que uma turbina do avião havia sido submetida a revisão durante uns quinze minutos, antes de ser autorizada a decolagem.
"Foi a turbina esquerda, a mesma que explodiu", disse o sobrevivente, Fabián Alejandro Núñez à agência de notícias DyN.
De acordo com os serviços de socorro, 25 pessoas foram resgatadas com vida. A cifra foi confirmada pelo governador de Buenos Aires, Federico de la Rúa, que se dirigiu ao local do desastre, junto com o presidente Carlos Menem.
As equipes de resgate montaram imediatamente um centro improvisado para dar os primeiros socorros aos sobreviventes. A Polícia bloqueou as ruas de acesso ao aeroporto, o que resultou em um grande engarrafamento no centro da capital.
"Estamos fazendo tudo o que podemos", declarou de la Rúa, que mobilizou funcionários da Defesa Civil, ambulâncias e equipes de bombeiros de toda a cidade.
Enquanto isso, parentes desesperados de passageiros que estavam no vôo 3142 aguardavam um anúncio sobre a lista de vítimas. Três aviões decolaram de Córdoba com destino a Buenos Aires, levando parentes do Boeing acidentado até o Aeroporto Jorge Newberry.
Rosa Lamberto chorava copiosamente em frente a um hospital, sem saber do paradeiro do marido. "Sempre fico preocupada quando ele viaja de avião. Agora o que me resta é esperança", disse, acompanhada do casal de filhos, enquanto rezava o terço.
Na manhã desta quarta-feira, um juiz se juntou aos investigadores que acorreram ao local do acidente. A Boeing também enviou técnicos a Buenos Aires.
O último grande desastre aéreo na Argentina ocorreu em 10 de outubro de 1997, quando um DC-9 da companhia Austral caiu nos arredores de Nuevo Berlin, perto da fronteira com o Uruguai. O avião fazia um vôo doméstico entre Buenos Aires e Posadas. 

(Com informação do correspondente Javier Dobert, da Associated Press e da Reuters)

Sem comentários:

Enviar um comentário