Previsão do Tempo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A 6 de Agosto de 1945, foi lançada a 1ª bomba atómica sobre o Japão

LANÇAMENTO DA PRIMEIRA BOMBA ATÓMICA



Naquela manhã de segunda-feira, dia 6 de Agosto de 1945, o mundo assistiria a algo nunca visto, um acontecimento que, pela sua violência e consequências, nunca mais deixaria igual o relacionamento entre os povos nem as relações de força entre as grandes potências.
A cidade de Hiroshima, no Japão, acordava para mais um dia quando, cerca das 8 horas e 15 minutos, um ruído surdo, primeiro indistinto, depois mais forte, fazia pressentir um bombardeamento.
Mas era um bombardeamento diferente. A bomba, apenas uma, que caiu sobre a cidade não era como as outras. Bastou apenas esta para provocar imediatamente milhares de mortos e muitos mais posteriormente, vítimas das queimaduras graves ou das radiações.
Era uma bomba atómica. "Little Boy" de seu nome.
A bomba foi largada a partir do B-29 Superfortress, "Enola Gay", pilotado pelo Tenente-Coronel Paul Tibbets, que desde Fevereiro de 1945 se preparava para esta missão.
Para a realizar, Tibbets escolheu pessoalmente um quadrimotor B-29, baptizando-o com o nome "Enola Gay" em homenagem à sua mãe.
Este lançamento foi efectuado a cerca de 9450m de altitude. O engenho explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (hora do Japão) quando atingiu uma altitude de 550m.
Foi a primeira, e uma das duas únicas armas nucleares que foram utilizadas em guerra. A Mk I "Little Boy" tinha 3 metros de comprimento, 71cm de largura e pesava 4000kg. O design tinha um mecanismo igual a uma arma para explodir uma massa de urânio-235 e três anéis de U-235, iniciando uma reacção nuclear em cadeia. Continha 60kg de U-235, no qual 0.7kg foram submetidos à fissão. O urânio foi enriquecido nas plantas massivas em Oak Ridge, Tennessee durante o Projecto Manhattan.
As estimativas do número total de mortos variam entre 100 mil e 220 mil, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. Mais de 90% dos indivíduos mortos eram civis.
Três dias mais tarde, era lançada em Nagasaki a bomba "Fat Man".
O papel dos bombardeamentos na rendição do Japão, assim como os seus efeitos e justificações, foram tema de muitos debates. Nos Estados Unidos, o ponto de vista que prevalece é que estes dois bombardeamentos terminaram a guerra meses mais cedo, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se a invasão planejada do Japão tivesse ocorrido.
Estranha forma de ver as coisas, estranha filosofia de vida, ou talvez de morte.



Sem comentários:

Enviar um comentário