Previsão do Tempo

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aldo Locatelli nasceu a 18 de Agosto de 1915



Aldo Locatelli nasceu em Bérgamo, no norte da Itália no ano de 1915. Como tirou o 1º lugar num curso de Decoração da Escola Aplicada de Bérgamo, foi-lhe dado uma bolsa de estudos, em 1932, para a Escola de Belas Artes de Roma, onde se dedicou a estudar os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina, assim como as obras de Rafael, Botticelli entre outros grandes pintores. 

Entre 1943 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou em sua primeira obra na Catedral de Gênova. Suas obras religiosas estão no Santuário de Mulatiera, Paróquia de Santa Croce, Convento das Irmãs S.S.Consolatrice, em Milão, Catedral de Gênova, cúpula da igreja Nossa Senhora dos Remédios, Santuário Nossa Senhora da Pompéia, Colégio da Consolata, em Milão entre outros.

Viajou para o Brasil em 1948 a convite do bispo de Pelotas / RS, Dom Antônio Záttera para pintar os afrescos da Catedral de São Francisco de Paula.

Daí em diante permaneceu no Brasil, com sua esposa Mercedes Bianchieri, acompanhando-o desde seus trabalhos na Itália, e com ela teve dois filhos. 

Em Porto Alegre, Locatelli foi solicitado a pintar o grande mural do Aeroporto Salgado Filho, o painel central da Catedral Metropolitana, o mural da UFGRS, o mural da sala dos músicos no Instituto de Belas Artes do Estado do Rio Grande do Sul onde foi convidado a lecionar. Em 1954 naturaliza-se brasileiro.

Sua obra-prima é a Igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, que levou 10 anos até seu término. Sua obra não se restringe apenas em representações de cunho religioso: retratou o povo gaúcho, e a história com um enfoque no futuro.

Além de suas obras na Europa e no Brasil – especialmente no Rio Grande do Sul -, deixou sua marca e reconhecimento como um dos grandes artistas.

Faleceu em 1962 / Porto Alegre, aos 47 anos, vitimado pela inalação continuada dos produtos químicos provenientes das tintas.

Sem comentários:

Enviar um comentário