Previsão do Tempo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Alexander Fleming nasceu em 6 de Agosto de 1881



Alexander Fleming nasceu em 6 de Agosto de 1881, em Lochfield, no condado escocês de Ayr, no Reino Unido. Formou-se na Escola Médica do Hospital St.Mary, em Londres, tendo sido  um aluno brilhante, ultrapassando sem dificuldade os vários graus académicos. Dedicou-se a investigar os princípios activos antibacterianos.
Participou na I Guerra Mundial, experiência que o marcou profundamente, por ver que a Medicina ainda não tinha encontrado armas eficazes, designadamente contra as infecções. Terminada a guerra, foi nomeado professor de Bacteriologia do Hospital St.Mary. Em 1921, Fleming identificou e isolou a lisozima, uma enzima bacteriostática (que impede o crescimento de bactérias) presente em certos tecidos e secreções animais, como a lágrima e a saliva humanas.
Em 1928 era professor do Colégio de Cirurgiões e estudava o comportamento da bactéria Staphylococcus aureus, quando observou uma substância que se movia em torno de um fungo da espécie Penicillium notatum, demonstrando grande capacidade de absorção dos estafilococos. Fleming baptizou essa substância com o nome de penicilina e, um ano mais tarde, publicou os resultados do estudo no British Journal of Experimental Pathology. Não pareciam então promissoras as tentativas de aplicar esse material ao tratamento das infecções humanas, devido à sua instabilidade.
Contou então com a colaboração de Howard Florey e Ernst Chain, cientistas de Oxford, no desenvolvimento da penicilina e na sua adaptação à produção industrial, meta que só foi atingida em 1943 (quando o Mundo se encontrava envolvido em nova guerra mundial).
Fleming foi reconhecido universalmente como descobridor da penicilina e eleito membro da Royal Society em 1943. Um ano depois, foi sagrado cavaleiro da coroa britânica. Em 1945, Sir Alexander Fleming obteve novo reconhecimento por seu trabalho de pesquisa ao receber o Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina, juntamente com Chain e Florey. O cientista teve oportunidade de acompanhar a repercussão da sua descoberta e a evolução dos antibióticos, medicamentos dos mais utilizados no mundo e responsáveis pela cura de doenças graves, como a tuberculose. Morreu em Londres, em 11 de Março de 1955, devido a um ataque cardíaco.
Com a descoberta da penicilina abriu-se uma nova era para a Medicina. O primeiro de uma longa série de antibióticos tornou um grande número de doenças infecciosas anteriormente fatais, em curáveis. Entre as principais e primeiras utilizações terapêuticas da penicilina é de destacar os cuidados aos soldados feridos, durante a II Guerra Mundial. Muitas vidas foram entretanto salvas com a utilização dos antibióticos. No entanto, actualmente, a sua utilização abusiva tem provocado o aparecimento de estirpes de micróbios resistentes contra as quais o homem se encontra por vezes sem defesas. Os antibióticos devem pois ser usados com muita prudência.

Sem comentários:

Enviar um comentário