Previsão do Tempo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Batalha da Roliça ,deu-s a 17 de Agosto de 1808

Batalha de Roliça

Portugal foi invadido pelo exército francês, comandado pelo general Junot (n.1771-m.1813), em 1807. O exército francês fazia-se acompanhar de três divisões espanholas: uma deveria ocupar o futuro reino da "Lusitânia setentrional"; uma outra o "principado do Algarve"; a terceira deveria prestar apoio à ocupação militar de Trás-dos-Montes.
No entanto, a revolução em Espanha contra os invasores franceses deixaria o general Junot sozinho com o seu exército. Dado que as comunicações terrestres se encontravam cortadas com França, Junot foi obrigado a espalhar as suas tropas com o fim de impedir a propagação da revolução espanhola para Portugal, bem como evitar um provável desembarque inglês na costa portuguesa.
Uma das maiores preocupações de Junot era conservar e proteger Lisboa de um iminente ataque e posterior invasão inglesa. Para que tal facto não sucedesse, guarneceu a Praça de Peniche com tropas francesas. Por isso, quando se deu o desembarque de Wellesley, o general francês dispunha apenas da coluna de Loison, no Alentejo, para entrar imediatamente em campanha.
O desembarque inglês - 13 500 homens, em Lavos, na margem sul do estuário do Mondego - teve início no primeiro dia de Agosto de 1808 e prolongou-se até ao dia 8 do mesmo mês por razões atmosféricas. Durante o período de desembarque, o general inglês manteve várias conferências com as tropas portuguesas, sem contudo chegar a qualquer tipo de acordo. No dia 10 de Agosto as tropas inglesas chegaram a Leiria, juntamente com o exército português. O general Bernardim Freire de Andrade, comandante das tropas portuguesas, opôs-se entretanto à continuação da marcha pelo litoral, pois temia um encontro com as tropas francesas que se encontravam em Rio Maior (Tomar). O corpo principal do exército inglês deslocou-se para Santarém e Junot, informado desta situação, ordenou a Loison que abandonasse o Alentejo e marchasse rapidamente para Abrantes.
Em Leiria, o general francês optou então por reunir todas as suas tropas disponíveis para a refrega e ordenou que um pequeno destacamento, que se encontrava debaixo das ordens de Delaborde, saísse rapidamente de Lisboa. Partiu este de Lisboa no dia 6 de Agosto e os franceses tiveram o primeiro contacto com o inimigo logo no dia 13 desse mês. O exército francês, não dispondo de forças, recuou até à Roliça onde ocupou uma linha situada em altitude.
O exército de Wellesley, quatro vezes maior do que o francês, avançou sobre a Roliça, apoiado por uma força ligeira portuguesa. O ataque começou bastante cedo, pela coluna central, obrigando o exército francês a retirar-se sucessivamente para novas posições. Os ingleses apenas usaram cinco batalhões e meio dos quinze batalhões ingleses existentes e quatro portugueses. Os franceses foram claramente derrotados neste recontro da Roliça.

Sem comentários:

Enviar um comentário