Previsão do Tempo

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Batalha de Atapuerca ocorreu a 1 de Setembro de 1054

A Batalha de Atapuerca ocorreu a 1 de Setembro de 1054 no vale de Atapuerca (Burgos) entre Fernando I, rei de León e Castilla, e seu irmão García Sánchez III "O de Nájera", rei de Reino de Pamplona|Pamplona]], filho de Sancho o Maior.

A raiz da morte do jovem conde de Castilla García Sánchez em León no ano 1028, Sancho o Maior reinaria no Condado de Castilla e em Álava. À sua morte Sancho dividiu os seus domínios entre os filhos, García Sánchez III herdaria o reino patrimonial de Pamplona, mais Álava e praticamente a metade do Condado de Castilla: Montes de Oca, A Bureba, Trasmiera, Castilla a Velha entre outros territórios. Fernando que vinha ostentando a dignidade condal já em vida de seu pai Sancho, receberia o Condado de Castilla. 17 anos após fazer a paz com a coroa de León, Fernando enfrentou o seu irmão García para recuperar esses territórios.



O monarca navarro resultou ferido de morte por um nobre castelhano, falecendo nos braços de san Íñigo. Fernando I anexou-se a comarca para seu reino, que era nesse momento território navarro. No mesmo campo de batalha nomeou rei de Navarra o filho do falecido García, Sancho Garcés IV, após ter rendido homenagem a Fernando I.

Depois da batalha, Diego Laínez de Vivar, pai do Cid, reconquista em 1055, os castelos, então navarros, de A Pedra e de Úrbel do Castillo que fechavam o passo através do vale do alto Urbel.

Sem comentários:

Enviar um comentário