Previsão do Tempo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Batalha de Platéia, deu-se a 27 de Agosto de 479 a.c.

A Batalha de Platéia
O "Urso" é humilhado...  A Batalha de Platéia foi um dos últimos confrontos da guerra entre persas e gregos, conflito que parecia interminável. Esta grande rixa foi a maior batalha terrestre das Guerras Persas...



Após alguns anos de tentativas de negociações muito mal sucedidas entre Persas e Gregos, iniciou-se o episódio final do confronto, em Platéia, no ano de 479 a.C. Ali, cerca de 40.000 soldados gregos de infantaria, incluindo atenienses, espartanos e forças de outras cidades gregas, liderados pelo general Pausânias, enfrentaram os 100.000 soldados de Mardónio, general Persa.
Após um ataque fulminante de Mardónio, os soldados espartanos lançaram um bem organizado contra-ataque, contando com compridas lanças e pesados escudos, os gregos fizeram com que o exército persa recuasse rapidamente, Mardónio por sua vez caiu do cavalo acabando por morrer. Os soldados Persas, sem comandante, bateram  numa desorganizada retirada. Enquanto isso a marinha grega vencia a marinha Persa. Desta maneira uma importante vitória fez com que as forças militares do Império Persa jamais lutassem novamente em território europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário