Previsão do Tempo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro BA, em 7 de agosto de 1942

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro BA, em 7 de agosto de 1942, último filho de Dona Canô e Seu Zeca.
Em 1959 conheceu a música de João Gilberto e no ano seguinte mudou-se para a capital do estado, onde estudou violão. Interessado também em cinema e artes plásticas, cursou filosofia na Universidade Federal da Bahia, onde conheceu Gilberto Gil e Gal Costa.
Em 1965 foi para o Rio de Janeiro, como acompanhante da irmã, Maria Bethânia, convidada para integrar o elenco do show Opinião. Premiado em dois festivais paulistas de música, gravou o primeiro disco, Domingo (1967). No mesmo ano, Caetano e Gil foram presença marcante no terceiro festival da Record, como líderes do movimento tropicalista, que unia ritmos regionais a guitarras elétricas. No ano seguinte, o grupo lançou o disco Tropicália ou Panis et circensis.
Preso pela ditadura militar, em 1969 Caetano exilou-se em Londres, com Gil, onde permaneceu até 1972. Seu primeiro disco depois da volta ao Brasil foi Araçá azul(1973), obra polêmica e experimental que acabou recolhida por absoluto fracasso comercial.
Outra obra polêmica foi sua incursão no cinema, com o filme Cinema falado (1986). Em 1992, ano em que Caetano Veloso completou cinqüenta anos, o álbum Circuladôrecebeu os Prêmios Sharp de melhor canção, intérprete e projeto visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário