Previsão do Tempo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Distrito de Vila Real oferece um “excesso de natureza”

Distrito de Vila Real oferece um “excesso de natureza”

Entre o Douro, o Alvão e o Barroso, o distrito de Vila Real oferece de tudo um pouco para os visitantes: “emoções”, concertos, festas populares e, claro, um ambiente natural inigualável.
Do Rio Douro, referência obrigatória, subindo montanha acima até Montalegre, quem visita Vila real pode encontrar de tudo um pouco. Mas vamos por partes. O Douro, Património Mundial da Humanidade, é, neste momento um local de predilecção para turistas nacionais e estrangeiros. 
As paisagens fantásticas, a vinha, as gentes, e, claro, o rio, têm vindo a acolher cada vez mais turistas, interessados em conhecer a região que Miguel Torga descreveu como “um excesso de natureza” no seu Poema Geológico. E este poema pode ser lido ao mesmo tempo que se contempla a paisagem que o inspirou, no alto do monte, em São Leonardo da Galafura, um miradouro inesquecível.
Mas nem só de paisagens se faz o turismo na região duriense. Há uma oferta cultural vasta, que inclui o 43º circuito automóvel de Vila Real, o I Festival de Gastronomia do Douro Indoor , os “concertos de Verão” do Teatro de Vila Real, entre muitas outras iniciativas.
E para quem está farto de passar férias na praia, porque não experimentar o turismo de natureza oferecido pelo Parque Natural do Alvão? A serra oferece não apenas paisagem, como também áreas agradáveis para piqueniques em família, zonas banhadas por um rio, que pode convida a uns banhos diferentes e refrescantes.
Para quem prefira as terras de Montanha, Montalegre e Boticas são dois concelhos a visitar. O verde é a cor predominante destas duas vilas, pequenas apenas no tamanho. Contacto com a natureza, com as tradições e, já que aqui chegou, porque não dar um pezinho de dança nos bailes das festas populares?





Palácio de Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário