Previsão do Tempo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Domingo, 14 de agosto de 2005. O vôo 522 da Helios Airways,despenhou-se em Atenas

Domingo, 14 de agosto de 2005. O vôo 522 da Helios Airways está programado para decolar às 9h do Aeroporto Larnaca, no Chipre, e fazer uma escala em Atenas, a capital da Grécia, antes de seguir para Praga, na República Tcheca. No horário marcado, o capitão Hans Mertens, um piloto alemão de 58 anos, e o co-piloto Bambos Charalambous, um grego de 40 anos, dão início a decolagem. Às 9h11, quando o avião já está a 12 mil pés, um sinal de aviso soa na cabine de comando. Mertens relata ao controle de tráfego aéreo sobre um pequeno problema no sistema de ar condicionado. Cinco minutos depois, ele pede permissão para subir para 34 mil pés. Trinta minutos mais tarde o avião entra no espaço aéreo grego. O controle de tráfego aéreo de Atenas tenta fazer contato, mas o vôo 522 não responde. Às 10h24, a Força Aérea grega é colocada a par da questão. Será que a aeronave teria sido seqüestrada? Às 11h20, dois caças F-16 interceptam o boing 737. Realizando uma perigosa manobra de aproximação, os pilotos dos caças ficam chocados ao verem que o co-piloto do boing está inconsciente em seu assento e o capitão não está na cabine. Vinte e um minutos depois, eles avistam duas pessoas não identificadas se movimentando na cabine da aeronave. Às 12h04, eles observam impotentes a aeronave se chocar contra as montanhas e explodir em uma bola de fogo. As investigações sobre o mistério do vôo 522 revelam uma série de erros surpreendentes: problemas de segurança ignorados pela empresa aérea, sinais de alerta mal compreendidos pelos pilotos e peças vitais do instrumento de vôo que não foram utilizadas corretamente. Os investigadores descobrem que houve um vazamento de oxigênio na aeronave e todos ficaram inconscientes. Exames de DNA provam que as duas pessoas vistas na cabine do piloto não eram seqüestradores, e sim membros da tripulação que usavam tubos portáteis de oxigênio. Infelizmente, suas tentativas de assumir o comando da aeronave falharam e o vôo acabou tendo um final trágico.

Sem comentários:

Enviar um comentário