Previsão do Tempo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dona Maria Bárbara de Bragança, morreu a 27 de Agosto de 1758




Dona Maria Bárbara de Bragança (Lisboa4 de Dezembro de 1711 — Aranjuez27 de Agosto de 1758) foi uma princesa portuguesa que se tornou a rainha consorte de Espanha, como esposa de Fernando VI.

infanta Maria Madalena Bárbara Xavier Leonor Teresa Antónia Josefa de Bragança era a única filha do rei D. João V de Portugal e de sua consorte, a arquiduquesa Maria Ana da Áustria (filha de Leopoldo I).
Como filha mais velha do monarca, ela assumiu o título de princesa da Beira.
No dia 20 de janeiro de 1729, em Badajoz, D. Maria Bárbara desposou o então príncipe das Astúrias, D. Fernando.
A jovem princesa das Astúrias era uma mulher culta, agradável, fluente em seis línguas e grande amante das Belas-artes, em especial a música. D. Maria Bárbara e D. Fernando eram realmente apaixonados um pelo outro e viveram isolados durante o reinado de Filipe V, por vontade de Isabel Farnésio. Entretanto, o casamento não gerou filhos.
Em julho de 1746, com a morte do sogro, Filipe V, Fernando ascendeu ao trono e D. Maria Bárbara tornou-se a rainha de Espanha. Tinha então trinta e quatro anos e seu marido, trinta e dois.
D. Maria Bárbara ocupou um importante papel na corte espanhola, especialmente como mediadora entre o rei de Portugal e seu esposo. Conhecida pela proteção que deu ao famoso cantor italiano Farinelli (ou Carlo Broschi), a rainha contratou como mestre de cravoo compositor Domenico Scarlatti em 1721. Sabe-se que até a própria D. Maria Bárbara compôs sonatas para uma grande orquestra.
Promoveu a construção do Convento das Salésias Reais de Madrid. Antes de sua construção em 1757, a rainha mudou-se para o Palácio Real de Aranjuez, onde faleceu deasma em agosto de 1758. Sua morte provocou a loucura de Fernando VI, que morreu no ano seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário