Previsão do Tempo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fernando Galhano , morreu a 14 de Agosto de 1995




Fotografia, não datada, de Jorge Dias, à direita, com Fernando Galhano


Fernando Galhano (1904-1995) foi um dos fundadores do Museu de Etnologia de Lisboa, aberto ao público em 1985 (apesar do edifício estar concluído desde 1974), na altura património do IICT e hoje dependência do Instituto Português dos Museus (IPM). O IPM tem actualmente uma parceria com o IICT/Direcção de Serviços de Apoio (DSA) no Programa Interministerial de tratamento e divulgação do património do IICT. 

Fernando Galhano foi convidado em 1948 por Jorge Dias para o Centro de Estudos de Etnologia Peninsular, recém-criado nesta cidade, passando os seus trabalhos a partir daí a identificarem-se com as actividades desse Centro e com as do Centro de Estudos de Antropologia Cultural da Junta de Investigações do Ultramar, antiga designação do IICT.

Paralelamente às suas funções como investigador-etnógrafo, desenvolve o seu talento de pintor e desenhador, produzindo milhares de trabalhos que enriquecem hoje os arquivos das instituições por onde passou, documentando exemplarmente múltiplos aspectos da cultura portuguesa e africana. Em colaboração com outros membros da equipa, como Jorge Dias, Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira, assim como com outros autores, participou em mais de 150 trabalhos que versaram temas tão diversos como a arquitectura popular, alfaia agrícola, sistemas de transporte, cestaria, olaria, tecnologia têxtil, sistemas de moagem e pesca. 

Nota: FERNANDO GALHANO (1904-1995) foi investigador-etnógrafo, desenhador e pintor, e um dos fundadores do Museu de Etnologia de Lisboa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário