Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Francis Hime, nasceu a 31 de Agosto de 1939


Francis Hime nasceu no Rio de Janeiro - RJ em 31/08/1939.
Já morreu de medo do banquinho giratório do piano. Tinha apenas seis anos e estudava piano obrigado pela mãe. O banquinho foi trocado por uma banqueta há muitos anos e no lugar das escalas do estudo clássico – complementado no Conservatório Brasileiro e nos quatro anos de internato na Suiça, ainda adolescente – Francis enveredou pelas composições e arranjos populares.

Parceiro de mestres como Vinícius de Moraes e Chico Buarque, o compositor popular retornou nos últimos anos à sua formação clássica, mesclando os dois estilos. Escreveu a Sinfonia no. 1, Carnavais para Coro Misto e Orquestra, Fantasia para Piano e Orquestra, Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião e trabalha atualmente na Ópera do Futebol.

Carioca, casado com Olivia Hime, pai de três filhas e com uma neta, Francis morou em Los Angeles nos anos 70, onde fez cursos com grandes nomes do cinema, como Hugo Friedhofer, David Raksin, Lalo Schiffrin e, por sugestão deste último, composição com Paul Glass. Fez trilhas sonoras para inúmeros filmes, como Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto, Lição de Amor, de Eduardo Escorel (levou os prêmios Coruja de Ouro e Kikito pelos dois), A Noiva da Cidade, de Alex Vianny, entre outros. Um dos grandes nomes da música brasileira, Francis foi gravado por Elis Regina, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Tony Bennett e Bill Evans, entre o
utros.

Sem comentários:

Enviar um comentário