Previsão do Tempo

domingo, 1 de agosto de 2010

Guilherme II de Inglaterra, morreu a 2 de Agosto de 1100


Guilherme II (cerca 1056 - 2 de Agosto de 1100), cognominado Rufus (ruívo) dada a cor ruiva do seu cabelo e barba, foi o segundo Rei de Inglaterra da dinastia normanda, de 1087 a 1100. Era o segundo filho de Guilherme I e Matilde da Flandres e irmão de Roberto II, Duque da Normandia e Henrique I de Inglaterra.
Guilherme II, o ruívo, nasceu na Normandia, antes da subida do pai ao trono de Inglaterra. Era o filho do meio e o preferido de Guilherme I, talvez devido à personalidade agressiva dos irmãos. Quando Guilherme o conquistador morreu, deixou a Normandia a Roberto, mas a Inglaterra ficou para Guilherme II. Esta decisão desagradou tanto a Roberto, privado de parte substancial da herança, como aos nobres que tinham terras em ambas as margens do Canal. O resultado foi uma longa e crescente animosidade entre Roberto e Guilherme II que resultou em invasões mútuas e revoltas das populações. Na década de 1090, Duque da Normandia e Rei de Inglaterra fizeram as pazes e acordaram mutuamente nomear-se como sucessor. O reinado de Guilherme foi difícil. Impopular junto do povo, teve de lidar com revoltas dos Condes da Nortúmbria e de Eu, com ataques do Rei da Escócia e com conflitos com a Igreja devidos a questões de impostos.
Guilherme morreu em Agosto de 1100, atingido por uma seta no olho enquanto caçava em New Forest acompanhado por um grupo de nobres, e encontra-se sepultado na Catedral de Winchester. Se foi um acidente ou não, permanece por explicar, mas ninguém foi acusado ou perseguido por regicídio. Guilherme nunca casou nem teve descendência ilegítima e algumas fontes sugerem a sua homossexualidade. De qualquer forma, sem filhos o seu sucessor seria o irmão Roberto II da Normandia, de acordo com os tratados de 90. No entanto Roberto encontrava-se na altura em Cruzada na Terra Santa e não pode reclamar o trono de Guilherme II. Houve quem o fizesse por ele. Henrique, o irmão mais novo dos dois não perdeu tempo e apropriou-se da coroa de Guilherme II.

Sem comentários:

Enviar um comentário