Previsão do Tempo

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A 10 de Agosto de 1814, nasceu Henry Nestlé


Henry Nestlé

  Nasceu em Frankfurt em 10 de agosto de 1814, e foi o 11º filho de uma família de 14 irmãos. Começa aí a história de um farmacêutico que se tornaria o fundador da maior indústria de alimentos e nutrição do mundo.

Mas a primeira página só seria escrita bem depois. Exilado na Suíça por problemas políticos em seu país, adotou a grafia francesa e passou a assinar Henri Nestlé. Na adolescência, começou a estudar química e farmacologia, um interesse que se deveu em muito ao fato de ver metade de seus irmãos morrerem ainda jovens por problemas de saúde.

Em 1843, adquire uma propriedade produtora de alimentos e suplementos, como azeite, vinagre e fertilizante, e inicia em seguida o beneficiamento e a comercialização de água mineral, com e sem gás, e limonada gasosa. Como essas bebidas são pouco conhecidas na Suíça, se torna um dos pioneiros e ganha notoriedade. 

Preocupado com os altos índices de mortalidade, começou a estudar um produto alimentar que fosse eficaz na nutrição de crianças nos primeiros meses de vida, mas, devido à depressão econômica da década de 1940, abandonou a pesquisa e o negócio de bebidas para se dedicar à iluminação pública, produção de gás e materiais de construção civil. Foi nessa época que inventou um cimento artificial.

Finalmente, em 1867, para ajudar o filho de um amigo que não tomava leite materno, Henri retomou sua pesquisa e desenvolveu uma farinha à base de leite de vaca que se mostrou nutritiva e eficiente, a qual salvou a vida do bebê. Nascia assim a Farinha Láctea Henri Nestlé, o primeiro alimento criado especialmente para crianças e que logo passou a ser exportada para outros países da Europa.

Com o sucesso do produto, Henri abandonou definitivamente seus outros negócios, abriu um escritório em Londres e começou a exportar para a América do Sul e Austrália. Além da Farinha Láctea, Henri lançou outros alimentos que logo se tornaram referência em todo o mundo.

Em 1874, vendeu sua empresa para uma sociedade Suíça. Com o milhão de francos que recebeu foi morar em Glion, onde passou a se dedicar à hotelaria, turismo e, principalmente, à ajuda social. Em 1890, morreu aos 76 anos em casa.

Mesmo sem deixar herdeiros, Henri entrou para a história como o pai dos alimentos infantis e o criador de fórmulas que ajudam milhões de crianças a se desenvolver com saúde, há mais de 140 anos. Criar e acolher novos projetos em saúde e nutrição sempre foi o diferencial da Nestlé.

Não é por acaso que, em alemão, Nestlé significa “pequeno ninho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário