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sábado, 14 de agosto de 2010

Inauguração oficial do canal do Panamá, deu-se a 15 de Agosto de 1914






Uma das obras mais faraônicas construída nas Américas é o Canal do Panamá. Idéia original do imperador espanhol Carlos V, que no século XVI já tinha o sonho de construir uma rota que ligasse o oceano Atlântico ao Pacífico. Porém, a idéia não prosperou por ser considerada quase impossível devido á tecnologia existente na época.

Em 1880, três séculos depois, os franceses trabalharam para tentar construir esta rota interoceânica, mas foram vencidos por enfermidades e problemas financeiros. Assim, venderam seus direitos aos Estados Unidos, que reiniciaram a obra em 1904 e concluíram com o inicio das operações em 15 de agosto de 1914. A assinatura de concessão foi chamada de Tratado Hay-Bunau Varilla, que teve conseqüências muito onerosas para os panamenhos, principalmente sobre os seus direitos civis na Zona do Canal, que era administrada pelos americanos. Considerada praticamente um estado dos EUA dentro do país, onde a lei americana imperava e os panamenhos eram praticamente proibidos de entrar sem autorização. 

Em 1977, foi firmado o novo Tratado Torrijos-Carter, onde constava que as operações do Canal passariam aos panamenhos em 1999 juntamente com o fim da presença militar dos EUA na Zona do Canal. Fato consumado que repercutiu toda alegria e patriotismo do povo panamenho no momento da posse. Antes disso, em 1997, foi criada a ACP- Autoridade do Canal do Panamá, entidade responsável pelo Canal e que devido a sua competência e idoneidade dissipou todas as especulações e desconfianças quanto à sua futura administração.

O Canal do Panamá tem uma longitude de aproximadamente 80 kilometros, há uma exclusa no Pacífico chamada Miraflores, localizada na Cidade do Panamá e outra no Atlântico, chamada Gatún, localizada em Colon. Nesses 94 anos de operações até agora, aproximadamente um milhão de navios fizeram a sua travessia. Economizando tempo, distância e custo de transporte.

Com a evolução da tecnologia e para tornar o transporte naval economicamente ainda mais atrativo, os navios cresceram de tamanho e volume de carga. Para acompanhar essa evolução, em 2006 foi realizado um referendo no Panamá, onde a população aprovou por maioria dos votos (76,8%) a proposta de ampliação do Canal.

Planeja-se construir dois complexos de exclusas, uma em cada entrada da rota, onde cada complexo contará com três tinas de reutilização de água por nível e assim permitirá a travessia de navios com maiores calados. A obra iniciou em 2007 e está prevista para inauguração no centenário do Canal, no dia 15 de agosto de 2014. O custo da obra, que é administrado pela ACP, é de 5,2 bilhões de dólares.

O projeto é moderno, conduzido com transparência, profissionalismo e aparentemente comprometido em minimizar os impactos ambientais. A ACP repassou para a sociedade até o momento, oito informes trimestrais sobre a situação da obra, das licitações e dos contratos. Empresas do mundo todo fazem parte dos consórcios responsáveis, como: C.A.N.A.L.; Consórcio Atlántico-Pacífico de Panamá; Bechtel, Taisei Mitsubishi Corporation e Grupos Unidos pelo Canal. O último informe apresenta uma obra administrada com excelência em gestão de projetos, onde os prazos e as ações são exigidos e compridos com muito êxito, o que não deixa dúvida, que em agosto de 2014 o novo Canal será inaugurado.   

Francisco Fernandes Jr. - Ciudad de Panamá (11/11/08)  

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