Previsão do Tempo

sábado, 21 de agosto de 2010

Isabel Capeto, conhecida por a Loba de França, morreu a 22 de Agosto de 1358



Isabel Capeto (1292 ou 1295, Paris - 22 de Agosto de 1358 no castelo de Roseing, em Norfolk, onde estava presa, sepultada em Londres) foi uma princesa de França e rainha consorte de Inglaterra. Seus contemporâneos ingleses atribuíram-lhe o cognome a Loba de França, pois ajudou a destronar o marido e denunciou as cunhadas no episódio conhecido como o da Torre de Nesle. Filha de Filipe IV e da rainha Joana I de Navarra.
Casou na catedral de Boulogne, na França, em 25 de Janeiro de 1308 com o futuro rei [[Eduardo II de Inglaterra| Eduardo II (25 de abril de 1284-13 de outubro de 1327)foi assassinado) no fim de longo período de prisão, filho de Eduardo I de Inglaterra de Leonor de Castela. Bissexual, nunca lhe prestou atenção exceto para gerar filhos: nasceram quatro, entre eles o futuro Eduardo III. O marido preferia a companhia dos seus favoritos Piers Gaveston e mais tarde Hugh le Despenser.
Em 1325, Isabel decidiu tomar uma atitude na complicada política inglesa, então dominada pelo conflito entre o rei e os seus aliados os Despenser com o resto da nobreza. O país vivia em semi-anarquia há alguns anos e o poder dos Despenser já tinha causado execuções e exílios. A pretexto de uma visita ao irmão, Carlos IV, Isabel abandonou a Inglaterra e levou Eduardo, o herdeiro da coroa.
No continente aliou-se a nobres exilados e, em particular, a Roger MortimerConde de March, que se tornou seu amante. Em Setembro de1326, desembarcou em Inglaterra à cabeça de numeroso exército, para libertar o país dos Despenser. Nos meses seguintes, capturou e executou Hugh le Despenser e seu filho e mandou prender Eduardo II. O Parlamento obrigou Eduardo II a abdicar em prol do filho em Janeiro de 1327. Uma vez que Eduardo III tinha apenas 14 anos, Isabel foi nomeada regente em conjunção com Roger Mortimer.
Mas seu poder não estaria seguro enquanto o marido estivesse vivo A morte «natural» do marido, em setembro de 1327, no castelo de Berkeley, permitiu-lhe exercer a regência de fato com Mortimer. Diz a história que, a mando da rainha, o rei foi assassinado de uma maneira particularmente cruel: No meio da noite, sua cela foi invadida por homens que o amarraram sob uma mesa. Seus intestinos foram perfurados por vara de ferro incandescente, introduzida em seu ânus através de um chifre de boi, para, assim, não restarem marcas externas do suplício. Em 1330, seu filho Eduardo III tomou o poder, mandou executar Mortimer por regicídio e encerrou a mãe no castelo de Norfolk no norte do país, onde ela morreu em 1358 ainda exilada.
Foi personagem política da maior importância no século XIV, não só pela sua iniciativa em vida, mas também pela ligação à coroa de França. Morto o pai, três dos seus irmãos foram reis de França mas nenhum conseguiu assegurar a continuidade da dinastia Capeto. Em 1328, seu primo afastado Filipe VI de França torna-se no primeiro rei da dinastia de Valois.Eduardo III, no entanto, considerou que suas próprias pretensões à coroa francesa eram de valor superior, por via de sua mãe Isabel. Em 1337 declarou guerra ao rei de França e iniciou a Guerra dos Cem Anos.
Seus descendentes constam do verbete dedicado a seu marido, o rei Eduardo II.
Isabel de França foi interpretada por Sophie Marceau no filme Braveheart de Mel Gibson, sobre a revolta escocesa liderada por William Wallace. Visto que Isabel só se tornou parte da família real inglesa em 1308, três anos depois de Wallace ter sido executado, a sua presença nesta história é um anacronismo.
Por outro lado, muitos livros foram escritos sobre sua vida, inclusive a famosa série de «Os Reis Malditos», de Maurice Druon, pois um dos volumes se intitula justamente «A Loba da França».

Sem comentários:

Enviar um comentário