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domingo, 8 de agosto de 2010

Jean Piaget, nasceu a 9 de Agosto de 1896




Jean Piaget nasceu em Neuchatel (Suiça).Foi professor nas Universidades de Genebra, Lausana e Paris. Dirigiu o Instituto de Ciências da Educação de Genebra. Os seus trabalhos no domínio da psicologia cognitiva adquiriram uma enorme projecção internacional, influenciando profundamente o modo como passou a ser encarado o processo de construção do conhecimento e a formação dos juízos morais  desde a infância. Foi o criador da epistemologia genética.

Jean Piaget   nos seus estudos de Psicologia Genética- investigação sobre o desenvolvimento intelectual da criança-  concebe o conhecimento como um processo dinâmico resultante da acção entre sujeito e objecto. Não é possível separá-los . Piaget realça  também a importância  do meio como estímulo.O sujeito apreende o mundo através das suas estruturas cognitivas. Como estas não são inatas, mas formadas a partir da actividade do sujeito em contacto com o meio, o processo do conhecimento é o processo de construção das estruturas.  
        1.O desenvolvimento dá-se por degraus sucessivos, por estádios e por períodos, tendo Piaget distinguido quatro grandes períodos neste desenvolvimento.
       2. Observa-se igualmente que estes períodos são caracterizados precisamente pela sua ordem de sucessão fixa. Não são períodos aos quais possamos atribuir uma data cronologicamente constante, mas a ordem de sucessão é constante  e sempre a mesma . Neste sentido para se chegar a um dado estádio é necessário ter passado por aquisições prévias, é necessário ter compreendido as pré-estruturas, as sub-estruturas prévias, que permitem ir mais longe.
Jean Piaget ,in  Problemas de Psicologia Genética
Os estudos científicos realizados por Piaget vieram demostrar que  o desenvolvimento intelectual da criança passa por estádios que se caracterizam pelo aparecimento de novas estruturas e representam formas de equilíbrio  cada vez mais estáveis. São estes:
-Estádio sensório-motor que vai do nascimento até cerca dos 18 meses e precede a linguagem.
-Estádio pré-operatório que começa com a linguagem e prolonga-se até cerca dos 7 anos.
-Estádio das operações concretas que vai dos 7 aos 12 anos, e no qual a criança é capaz de raciocinar sobre objectos manipuláveis.
-Estádio das operações formais que surge por volta dos 12 anos e no qual a criança é capaz de raciocinar sobre hipóteses.
A sucessão é fixa mas nela intervêm factores diversos, tais como a hereditariedade, a experiência, a cultura e a educação.
Apenas é inata a necessidade de adequação ao meio. Toda a actividade humana é desencadeada por necessidades desencadeadoras de desequilíbrio.
O conhecimento é um processo assente na capacidade humana de reagir e interagir com o seu meio- de mexer, de manipular, de transformar, etc. Mesmo as operações mais abstractas e formais do pensamento, resultam de uma capacidade de auto-organização  progressiva do psiquismo humano que evolui do simples para o complexo: para uma criança, certas operações lógicas dos adultos não são evidentes, o que significa que devemos procurar uma espécie de "pré-história” da lógica na história do desenvolvimento individual da criança”.
“O conhecimento é uma construção progressiva. O desenvolvimento cognitivo constroi-se através de um processo de adaptação ao meio, resultante da interacção entre sujeito e meio.
As operações formais fornecem ao pensamento um poder completamente novo, que redunda em desligá-lo e libertá-lo do real para lhe permitir construir, à sua vontade, reflexões e teorias.
Trata-se de uma última etapa, no decurso da qual, a criança fica capaz de raciocinar e de deduzir já não sobre objectos manipuláveis, como varas para ordenar, ou números de objectos a reunir etc., mas é capaz de lógica e de raciocínios dedutivos sobre hipóteses, sobre proposições. Há toda uma nova lógica, todo um conjunto de operações específicas que vêm sobrepor-se às precedentes e a que se pode chamar a " Lógica das proposições".

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