Previsão do Tempo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jiang Zemin, nasceu a 17 de Agosto de 1926


Jiang Zemin

Político chinês nascido em 1926, Jiang Zemin entrou para o Partido Comunista aos vinte anos. Porém, só nos inícios da década de 80 atingiu verdadeira notoriedade, ao ser eleito para o Comité Central do partido. Em 1985, tornou-se presidente do município de Xangai, cargo que, dado o estatuto especial dessa região, representava uma ascensão muito significativa de Zemin na ordem política chinesa e começou a dar projecção internacional à sua figura.
Em 1989, na sequência dos acontecimentos da Praça de Tiananmen, Zhao Ziyang (então secretário-geral do partido e considerado demasiado permissivo na sua relação com os oposicionistas) caiu em desgraça e Deng Xiaoping deu mostras de querer fazer de Zemin o seu sucessor. Deng, de avançada idade, foi progressivamente abandonando os cargos que ocupava, deixando de deter poderes formais significativos. Pôde assim realizar-se a transição de poderes na cúpula do regime chinês. Desde 1993, Zemin passou a concentrar formalmente os cargos de chefe de Estado, líder do partido e comandante supremo das Forças Armadas, circunstância que não ocorria desde o tempo de Mao Tsé-Tung. Com a morte de Deng em Fevereiro de 1997, Zemin tornou-se também, incontestavelmente, a personalidade política chinesa com maior visibilidade internacional e o grande interlocutor dos estadistas de outros países.
No XV Congresso do Partido Comunista Chinês, em Setembro de 1997, Zemin consolidou inequivocamente o seu poder pessoal, ao ver aprovado um plano radical de reforma económica e ao fazer eleger políticos da sua confiança para o Comité Central e outros lugares-chave. Os dois grandes objectivos do seu programa de governo foram o saneamento económico do país e a luta contra a corrupção no aparelho do Estado.
Em Novembro de 2002, foi substituído por Hu Jintao no cargo de secretário-greral do Partido Comunista Chinês, cedendo, em Março de 2003, a presidência do país a Hu Jintao.

Sem comentários:

Enviar um comentário