Previsão do Tempo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Papa Paulo VI, morreu a 6 de Agosto de 1978



O Papa Paulo VI, nascido Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini (Concesio26 de setembro de 1897 - Castelgandolfo6 de agosto de 1978), foi Papa do dia21 de junho de 1963 até à data da sua morte, em 6 de agosto de 1978.
Chefiou a Igreja Católica durante a maior parte do Concílio Vaticano II e foi decisivo na colocação em prática das suas decisões.
Giovanni Montini nasceu em Concesio, na província de Brescia.
Entrou no seminário para se tornar sacerdote católico em 1916 e foi ordenado em 1920. Estudou na Universidade Gregoriana, na Universidade de Roma e naAccademia dei Nobili Ecclesiastici. O seu talento levou-o a uma carreira na Cúria, a administração do Vaticano. Em 1937 foi nomeado Substituto para Assuntos Correntes pelo Cardeal Pacelli, o Secretário de Estado da Santa Sé no papado de Pio XI. Quando Pacelli foi eleito como Papa Pio XII Montini manteve o cargo com o novo Secretário. Em 1944 o Secretário faleceu e o cargo foi tomado directamente pelo Papa, e Montini passa a trabalhar directamente sob orientação do Sumo Pontífice.
Para alguns autores e estudiosos da Igreja, a nomeação de Montini para o cargo de Arcebispo de Milão tinha intenção de afastá-lo do centro de decisões, em Roma. Porém, a tese que tem prevalecido é de que o Papa Pio XII tinha intenção de dar a ele maior experiência pastoral, retirando dele, assim, o estigma de homem de Cúria. Apesar de ainda não ser cardeal, ele recebeu vários votos a favor no conclave de 1958, que acabou por eleger o Papa João XXIII, o sucessor de Pio XII. No consistório de 1958, João XXIII elevou-o finalmente à dignidade cardinalícia.
Foi eleito Papa em 21 de Junho de 1963, na sequência da morte do Papa João XXIII. Sendo o primeiro papa a viajar de avião, fez viagens, entre outros locais, a JerusalémÍndia, à ONU, a Portugal (em 13 de Maio de 1967, Fátima), TurquiaColômbiaSuíça,UgandaFilipinas e Austrália. Concluiu o Concílio Vaticano II que tinha sido iniciado pelo Papa João XXIII, implementando posteriormente as suas reformas e medidas inovadoras que visam renovar a Igreja Católica.
Seus críticos o viam muitas vezes como um Papa distante, indeciso e sem carisma, além de pouco propenso a tomar posições firmes com relação a questões delicadas, como o aborto. Freqüentemente, carecia de desenvoltura ao expressar-se. No entanto promulgou a Encíclica Humanae vitaesobre a regulação da natalidade, documento que veio a se constituir num marco decisivo da Doutrina Social da Igreja nas questões sobre abortoesterilização e regulação da natalidade por métodos artificiais e cuja doutrina, ali explicitada, serviu de base para vários documentos pontifícios posteriores ao tratarem do tema da família, da ética conjugal e da bioética.
Paulo VI foi o primeiro Papa a visitar os cinco continentes, e, até ao Papa João Paulo II o mais viajado, pelo que foi chamado o Papa Peregrino. Em 1970 sobreviveu a uma tentativa de assassinato nas Filipinas. Embora o Vaticano negue, provas determinadas posteriormente indicam que o Papa sofreu um golpe de arma branca no incidente. Foi o primeiro Papa a encontrar-se com o Arcebispo de Cantuária e o primeiro, em vários séculos, a encontrar-se com os dirigentes das diversas Igrejas Ortodoxas orientais.
O Papa Paulo VI chefiou a Igreja numa época de transição entre as eras pré e pós-Vaticano II. À época assistiu-se à revisão mais profunda da liturgia católica dos últimos séculos, a mudanças no sacerdócio, e a um mundo em mudança de valores com as taxas crescentes de divórcio, uniões de facto, liberdade sexual e legalização do aborto e das técnicas anti-concepcionais. Entre a memória do seu pontificado sobressai a encíclica Humanæ Vitæ e as suas referências à sexualidade, que pode ser vista como inspiradora da actual moralidade sexual cristã. Sob a sua égide foi abandonado em 1965 o culto de Simão de Trento, dado agora como fraude. Faleceu na residência papal de Verão de Castelgandolfo.
O seu "testamento espiritual" foi lido por mais de uma vez por João Paulo II nos "exercícios espirituais" que fazia, e deles tirou idéias, propósitos e pontos de reflexão para a sua vida e pontificado, como ele mesmo afirma no "testamento espiritual" que também fez e foi tornado público..
Além da Humanae Vitae, dentre as encíclicas que publicou Paulo VI, são de se destacar a Populorum Progressio, de 26 de março de 1967, e a Sacerdotalis Caelibatus, de24 de junho de 1967 e a Carta Apostólica Octogesima Adveniens14 de maio de 1971, esta última de natureza social em comemoração aos oitenta anos da Rerum Novarumde Leão XIII.
Paulo VI nomeou para o Colégio Cardinalício os seus três futuros sucessores: Karol Wojtyla (João Paulo II) em 1967, Albino Luciani (João Paulo I) em 1973 e finalmente Joseph Ratzinger (Bento XVI) em 1977.

Sem comentários:

Enviar um comentário