Previsão do Tempo

sábado, 21 de agosto de 2010

O Tratado de Anexação Japão-Coreia foi assinado em 22 de Agosto de 1910

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu desculpas pelos sofrimentos impostos ao povo coreano durante 35 anos de colonização da Coreia pelo Japão, em uma declaração publicada nesta terça-feira.

— Manifesto meu profundo remorso e minhas sinceras desculpas pelos sofrimentos e danos imensos impostos pelo regime colonial japonês — disse Naoto Kan.

A declaração, aprovada pelo governo após uma reunião na manhã desta terça-feira, ocorre no mês do 100º aniversário da anexação da Coreia pelo império japonês. O Japão firmou um tratado de anexação em 22 de agosto de 1910, que foi efetivado no dia 29 seguinte. A ocupação só terminou em 15 de agosto de 1945, com a derrota do Japão no final da II Guerra Mundial.

Tratado de Anexação Japão-Coreia foi assinado em 22 de Agosto de 1910 pelos representantes do governo do Império Coreano e do Império do Japão, e foi proclamado ao público (e tornado efetivo) em 29 de agosto, iniciando oficialmente o período de domínio japonês na Coreia. O tratado possui oito artigos, sendo o primeiro: "Sua Majestade, o Imperador da Coreia, faz a cessão completa e permanente a Sua Majestade, o Imperador do Japão de todos os direitos de soberania sobre toda a Coreia".

Sem comentários:

Enviar um comentário