Previsão do Tempo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Prof. Dr. Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann, morreu a 7 de Agosto de 2007





Prof. Dr.  Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann. Professor emérito da universidade, Beckmann era médico de formação, mas sua atuação na UFPA foi além da área da saúde. Além de dar aulas na Faculdade de Medicina, ele esteve entre os fundadores da instituição, em julho de 1957.
Na gestão de Mário Braga Henriques, primeiro reitor da UFPA, Clodoaldo Beckmann recebeu o desafio de organizar a criação da Biblioteca Central, que foi fundada em dezembro de 1962. O professor foi ainda responsável pela formação de uma geração de biblioteconomistas paraenses, ao fundar o curso de Biblioteconomia da UFPA, em 1963.
No período 1981 a 1985 ocupou o cargo de pró-reitor de Planejamento da UFPA. Foi também um dos membros-fundadores da Associação dos Amigos da UFPA.
Além disso, Beckmann foi membro de diversas instituições importantes: na década de 1970, fez parte da direção do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, por exemplo. Foi membro também da Sociedade Brasileira de História da Medicina e presidente do Conselho Estadual de Cultura.
Sem dúvida, Clodoaldo Beckmann, que faleceu nesta terça-feira (07), deixou sua marca na história da universidade e do ensino superior no  Estado do Pará. Seu corpo está sendo velado na Faculdade de Medicina da UFPA, localizada na Praça Camilo Salgado, nº 1, em Belém. A cerimônia de cremação será às 10 horas, no Cemitério Max Domini, na BR-316.

Sem comentários:

Enviar um comentário